Artigo Estudos de Caso

Incentivo à reciclagem de embalagens de televisores

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Logística reversa de embalagens pós-consumo

()

Fatores de Sucesso

Sociais

Um fator social atrelado a este estudo de caso é a interação do consumidor com a marca. Esta interação e a forma com que os consumidores se relacionam com as marcas é o desejo dos fabricantes. As empresas objetivam compartilhar seus valores e atributos e precisam constantemente inovar em suas estratégias.

Ambientais

As embalagens deixam de ser descartadas, reduzindo o volume de resíduos em aterros ou outras formas de destinação do lixo.

Econômicos

Sob a perspetiva da empresa, aspectos econômicos não são contabilizados, uma vez que não se colocam atributos nas embalagens, pois é apenas o material que terá outro destino - o papelão ondulado ecológico. Contudo, há sim um ganho econômico na extensão de uso da marca pelos consumidores com os novos objetos.

Fatores de Fracasso

Ainda não foram identificados fatores de fracasso.

Fatores de Risco

Para a manutenção da iniciativa são necessários constantes investimentos em comunicação para engajamento do consumidor. Ademais, a empresa precisou criar um concurso para incentivar os consumidores a reutilizarem as embalagens.