Artigo Estudos de Caso

Instituto Muda

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Mecanismo de parceria para gestão de resíduos sólidos

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

O Instituto Muda tem uma metodologia de trabalho baseada em 7 etapas. São elas: 1. Visita Técnica: esta primeira etapa compreende a realização de uma visita pelos especialistas do Instituto Muda no condomínio ou empresa para verificar o fluxo de retiradas dos resíduos dos residentes, a área de armazenamento dos resíduos, e o tipo de infraestrutura disponível (coletores, dentre outros). Neste momento é fundamental a coleta de informações com os colaboradores envolvidos na operação dos resíduos do condomínio. 2. Projeto Executivo: diante do cenário avaliado na etapa 1, agora é o momento de pensar o projeto para o condomínio, determinar o número de coletores necessários para serem dispostos nas áreas coletivas, escolha da melhor opção para área de armazenamento, o estabelecimento de uma agenda de coleta e horário e preparação do conteúdo de educação ambiental para trabalhar de maneira integrada com funcionários e moradores. 3. Entrega de coletores: após a aprovação do projeto executivo pelo cliente, executa-se a confecção dos coletores, sendo que o próprio Instituto Muda providencia, e a instalação nos locais planejados no condomínio ou empresa. 4. Treinamento: com a infraestrutura já adequada para armazenamento dos resíduos, é o momento de realizar o treinamento com os funcionários do prédio e das residências, caso seja necessário. Aqui serão trabalhados aspectos de funcionamento do programa de coleta seletiva e a importância de sua operação para um contexto de impacto ambiental positivo. 5. Logística e doação às cooperativas: o Instituto Muda dispõem de veículos adequados para transportar os resíduos recicláveis dos programas de coleta seletiva em que é responsável. O cliente do Instituto Muda tem um contrato mensal de retirada e destinação adequada dos resíduos encaminhados pelo Muda para as cooperativas parceiras na cidade de São Paulo. 6. Resultados: mensalmente, o volume retirado por prédio é registrado e no final do mês é entregue um relatório ao estabelecimento com o descritivo do total e os tipos de embalagens recicladas (papel, plástico, metal e vidro). 7. Comunicação: a comunicação é constante, já que os resultados obtidos mensalmente se transformam em indicadores para circularem internamente no prédio ou serem usados de uma maneira específica.

Implementação

Atores

Instituto Muda

Institucional/Privada

Condomínios residenciais da cidade de São Paulo

Institucional/Privada

Empresas da cidade de São Paulo

Institucional/Privada

Governança

O Instituto Muda faz promoção do seu trabalho, utilizando uma estratégia de marketing para dar visibilidade ao serviço que pode oferecer. Desta maneira, quando há demanda por parte dos condomínios ou empresas, os interessados entram em contato com o Muda e, desta maneira, se inicia uma parceria para projetação do projeto. Há um alinhamento prévio entre as partes antes que se faça necessário a primeira visita técnica do Instituto para conhecer o contexto em que irá atuar. Depois de estabelecida a parceria, o cliente coloca em contato com o Instituto os responsáveis por viabilizar a dinâmica da gestão de resíduos, a retirada, armazenagem e destino dos resíduos. Estas mesmas pessoas são vitais para validarem a nova proposta de trabalho do Muda, no que diz respeito aos novos procedimentos sugeridos que alteram o fluxo de recolhimento dos resíduos recicláveis.

Público-alvo

Envio mensal de mais de 200 toneladas por mês de resíduos recuperados nos condomínios e empresas para cooperativas de catadores de materiais recicláveis.