Artigo Estudos de Caso

A Change Water Labs desenvolveu uma tecnologia que permite ter um sanitário de baixo custo, portátil e sem a utilização de água, batizada de iThrone, a tecnologia desidrata 95% dos dejetos diários, líquidos e sólidos, por meio de uma membrana evaporativa – chamada de difusão de umidade – que desidrata por diferença de umidade entre o lado úmido e seco da membrana, a água resultante do processo de desidratação evapora pelo ar. Desenvolvido para atender residências e comunidades que não possuem energia ou encanamento.

Custo para Implementação

Até cinco mil reais

A informação exata do valor não foi encontrada, porém, estima-se que a instalação do iThrone é custa cerca de um quarto do valor para a instalação de um banheiro comum.

Desafios

  • A tecnologia não utiliza água para eliminar os dejetos do banheiro.

  • Tecnologia permite sanitário adequado para locais sem estrutura.

Motivação

O iThrone foi criado para atender milhões de pessoas ao redor do mundo sem acesso a um banheiro e que defecam a céu aberto.

Contexto

O Brasil tem mais de 4 milhões de pessoas sem acesso a banheiro adequado, sendo que 53% dos brasileiros não tem acesso ao tratamento de esgoto. A situação é mais crítica na região Norte e Nordeste, com somente 10,49% e 28,01% atendidos com rede de esgoto, respectivamente (Trata Brasil). A falta do saneamento adequado impacta diretamente a saúde da população, ou seja, uma em cada quatro pessoas no planeta consomem água contaminada por coliformes fecais e 633 mil crianças menores de 5 anos morrem por doenças relacionadas à água contaminada e à falta de saneamento. No Brasil, em 2013, foram mais de 14 milhões de casos de afastamento do trabalho por diarreia ou vômito. Investimentos em saneamento trazem benefícios para as pessoas, para as cidades e para o meio ambiente. Estima-se que para cada R$ 1,00 investido em saneamento, proporciona-se a economia de R$ 4,00 em saúde (Trata Brasil).