Artigo Estudos de Caso

A tecnologia desenvolvida pela Larbor oferece o método de tratamento de água pelo Processo Oxidativo Avançado combinando UV e H2O2 com dosagem automática. O sistema pode ser utilizado em estação de tratamento de água (ETA) e na estação de tratamento de efluentes (ETE). O sistema da Larbor aplicado na ETA proporciona eliminação com eficiência de materiais orgânicos, vírus, bactérias, protozoários, metais pesados e substâncias químicas, proporcionando uma água de qualidade para o consumidor. Aplicado em uma ETE, não gera subprodutos tóxicos à saúde e ao meio ambiente, como o lodo.

Custo para Implementação

De cinco a cinquenta mil reais

O valor do investimento dependerá do local a ser instalado o serviço.

Desafios

  • O tratamento pelo Processo Oxidativo Avançado por H2O2 e UV permite eliminar produtos químicos como o nitrato e o fósforo da água.

  • O Processo Oxidativo Avançado por H2O2 e UV proporciona o tratamento da água com qualidade, possibilitando o retorno das águas para o meio ambiente sem qualquer contaminação ao meio.

  • O Processo Oxidativo Avançado por H2O2 e UV viabiliza uma água de qualidade para o consumo.

Motivação

Nas ultimas décadas, a evolução industrial cresceu exponencialmente, principalmente a indústria farmacêutica e de cosméticos, com o lançamento de mais de 1200 novas substâncias, consequentemente, despejadas no meio ambiente (ALVES, 2012). Os tratamentos utilizados atualmente não eliminam os chamados contaminantes emergentes – sem monitoramento ou legislação - como os hormônios e agrotóxicos. Estudos e pesquisas realizadas nos últimos anos apontam potenciais impactos negativos ao meio ambiente e aos seres humanos, provocando problemas de saúde pública e graves questões ambientais causados pelos contaminantes emergentes (LEVY, 2006). Alguns fármacos presentes na água podem induzir a resistência aos antibióticos, assim como os hormônios e disruptores endócrinos podem afetar o funcionamento do sistema endócrino, responsável pela produção de hormônios feminino e masculino (PORTAL DO SANEAMENTO BÁSICO, 2017). Buscar soluções que permitam o tratamento adequado da água é o objetivo da empresa Larbor.

Contexto

No Brasil, cerca de 83,62% dos habitantes têm acesso ao abastecimento de água, sendo que existe uma perda de 38% de água no sistema de distribuição. A coleta de esgoto é realizada para 53% dos habitantes, sendo que apenas 46% do esgoto é tratado (INSTITUTO TRATA BRASIL, [s.d.]). No entanto, o tratamento utilizado no Brasil é baseado no processo de cloração, com a adição do cloro para a desinfecção da água, principalmente devido ao baixo custo. Soluções que permitam a degradação dos contaminantes emergentes serão fundamentais para garantir a qualidade da vida.