Artigo Estudos de Caso

Metrocable, Teleférico de Medellín - Colômbia

Metodologia

Mobilidade

Teleférico urbano

Colômbia

Medellín()

Metodologia

O projeto do Metrocable foi realizado em 2001 pelo metrô de Medellín e apresentado aos candidatos à prefeitura da cidade naquele ano, ressaltando seus benefícios no tocante à possibilidade de conectar os bairros populares marginalizados com o resto da cidade. Antes disso, ainda no final dos anos 1990, já havia sido realizado estudo que demonstrava a viabilidade do projeto. O projeto foi adotado pelo ex-prefeito Luis Pérez, vitorioso nas eleições municipais naquele ano, entrando para a agenda do plano diretor de Medellín de 2002-2003 a partir de duas linhas temáticas: justiça social e desenvolvimento da competitividade. O metrô de Medellín e as Empresas Públicas de Medellín (EPM) foram as corporações responsáveis pela construção do Metrocable, inaugurado oficialmente em 2004.

Implementação

Atores

Alcadía de Medellín (Prefeitura)

Governamental (de cima para baixo)

Metro Medellín

Público-Privada

Empresas Públicas de Medellín

Governamental (de cima para baixo)

Governança

Os arranjos realizados para viabilização do Metrocable restringem-se à esfera estatal, cujo financiamento e execução foram feitos pela Prefeitura de Medellín e sua gestão pela empresa público-privada que opera o metrô da cidade, tratando o Metrocable como transporte complementar.

Público-alvo

Residentes e turistas da cidade de Medellín.

Elementos de Replicabilidade

Cidade de médio a grande porte localizada em terreno acidentado cujo solo seja ocupado por assentamentos habitacionais relativamente densos