Artigo Estudos de Caso

Micro Usinas Hidrelétricas eficientes para rios e canais por meio de turbinas na Green School em Bali, na Indonésia

Metodologia

Energia

Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs)

Indonésia

Pequenas Ilhas de Sonda()

Uma micro usina hidrelétrica instalada na Green School, em Bali, na Indonésia. A escola é uma das mais famosas do mundo em termos de sustentabilidade e fica próxima ao rio Ayung em Bali. A turbina vortex, instalada com potência de 13KW, beneficia mais de 700 alunos, além de professores e funcionários da escola. A turbina foi inserida em uma bacia de concreto pré-existente e projetada para girar no sentido anti-horário. A instalação foi feita pela empresa belga Turbulent.

Custo para Implementação

De quinhentos a um milhão de reais

Não foram encontradas informações específicas de valores, mas a informação no site da empresa Turbulent é de que o custo de um sistema vortex varia entre 80 mil euros e 400 mil euros.

Desafios

  • As pequenas centrais hidrelétricas geram energia renovável com baixo impacto para o meio ambiente. São uma fonte de energia limpa e renovável, pois não emitem substâncias poluidoras ao meio ambiente.

Motivação

Pelo caráter da escola, com grande foco em sustentabilidade, fizeram-se grandes esforços para focar e executar projetos para atender as necessidades de energia com fontes renováveis. O projeto de geração de energia limpa por painéis fotovoltaicos não supriu a necessidade da escola pela disponibilidade imprevisível do sol. Além disso, no projeto anterior de PCH, a micro-usina instalada não resistiu às fortes tempestades da floresta ou ainda não supriu por inteiro a necessidade de produção de energia.

Contexto

A biodiversidade, os terraços de arroz e as florestas tropicais presentes na ilha de Bali fazem da porção de terra uma das principais atrações turísticas da Indonésia, que também é reconhecida por ter uma das escolas mais sustentáveis do mundo, a Green School. A escola é pioneira em educação sustentável. Sua sede está localizada ao lado do rio mais longo de Bali, o rio Ayung. Foram necessários mais de sete anos em pesquisas e testes para encontrarem uma solução funcional e que desse certo, além de ter harmonia com o ecossistema presente no local e ser robusta para suportar e enfrentar as inundações imprevisíveis da floresta tropical. Uma questão bem importante no processo foi a recente lei em termos de produção de energia limpa da Indonésia, que permite à escola vender o excesso de energia gerada de volta à rede.