Artigo Estudos de Caso

Mobiliário Urbano da Cidade de São Paulo

Metodologia

Mobilidade

Elementos adjacentes ao transporte coletivo: Pontos de ônibus

Brasil

São Paulo(SP)

Revitalização de pontos de ônibus na paisagem urbana de São Paulo a partir do desenvolvimento de um dos mais modernos e premiados projetos de mobiliário urbano para cidade, elaborado pelo designer Guto índio. A revitalização foi conduzida pela empresa Otima, após ganhar licitação realizada pela prefeitura de São Paulo. É uma empresa criada em 2013 em São Paulo com o objetivo de promover uma revitalização na paisagem urbana da cidade. A empresa é baseada em uma plataforma de mídia que utiliza os espaços do mobiliário urbano da cidade e é responsável pelo desenvolvimento e implementação dos pontos de ônibus, bem como sua manutenção. Tem trabalhado na proposição de espaços inovadores focados no bem-estar do usuário do transporte público de massa. Atualmente, 40 pontos de ônibus possuem wi-fi gratuito e ainda tem disponível o aplicativo de mobilidade urbana Leve-me, que fornece informações sobre o trajeto e horários dos ônibus.

Custo para Implementação

Mais de cinco milhões de reais

Trata-se de um projeto licitado para uma concessão de 20 anos. O investimento é da empresa contratada.

Desafios

  • Por se tratar de mobiliário urbano que compõe todo o sistema de transporte de uma cidade.

Motivação

A iniciativa em questão teve como propósito revolucionar a paisagem urbana da cidade de São Paulo por meio da criação, desenvolvimento e implementação de novo mobiliário urbano. São três modelos de pontos de ônibus desenvolvidos: Brutalista, Minimalista e Caos Estruturado, que são aplicados de acordo com o contexto da região. As peças se acrescentam à paisagem de forma harmoniosa, preservando a transparência, o que resulta em maior espaço e leveza para o ambiente.

Contexto

O processo de urbanização está diretamente ligado à qualidade de vida e à manutenção dos espaços públicos. A terceirização deste serviço, uma opção de diversas capitais brasileiras, é uma forma de desonerar as prefeituras e viabilizar infraestrutura para a cidade. A prefeitura de São Paulo precisava revitalizar os pontos de ônibus existentes e, ainda, implementar novos pontos. Criou então um processo de licitação para terceirização do serviço, dentro da proposta de conceder o uso do espaço para que o terceirizado possa explorar comercialmente. Segundo a prefeitura, foram 6.500 pontos instalados entre 2013 e 2015.