Artigo Estudos de Caso

Monitoramento de energia do negócio gera eficiência energética

Metodologia

Energia

Ferramenta de apoio ao gerenciamento energético

Brasil

São Paulo(SP)

O termo smart grids faz referência a redes elétricas inteligentes que por meio da tecnologia da informação monitora o sistema de energia de um determinado espaço e o torna mais eficiente. Uma startup de São Paulo chamada Neras faz o monitoramento do gasto de energia de empresas e as auxilia na redução de até 20% nas contas com energia. O sistema envolve a instalação de sensores, os Neros Pro, em determinados pontos do estabelecimento. Os sensores captam dados e geram relatórios que possibilitam a gestão de gastos. Existe também a possibilidade de instalar nos equipamentos que consomem muita energia o que a empresa chama de Neras Fit, produto que monitora especificamente o equipamento de alto consumo energético. Ambos os dispositivos, o Neras Pro e o Neras Fit, são sem fios ou baterias e bem simples de instalar.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O valor da consultoria depende do porte do negócio e nas implicações e dificuldades geradas.

Desafios

  • O uso do aparelho do Neras aprimora a eficiência energética.

Motivação

As mudanças no padrão de chuvas é uma das consequências da emergência climática global (Zilli et. al., 2016). No Brasil, a principal fonte que gera energia vêm das bacias hidrográficas. A mudança no padrão de chuvas influencia os valores da conta de energia. Este fato faz com que haja acionamento constante das usinas termelétricas, fontes que são mais caras e poluentes, podendo ocasionar aumento expressivo no preço da energia elétrica. Um estudo de 2017 realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) apontou que a energia elétrica consumida pelos brasileiros era a quinta mais cara do mundo. Dessa maneira, se faz inevitável que empresas de micro a grande porte procurem por formas energeticamente eficientes de produção.

Contexto

Empresas procuram meios de cortar gastos e uma solução pertinente é a tecnologia de smart grid. Aprimorar a inteligência de rede de forma que gastos desnecessários e excessivos sejam eliminá-los é um dos objetivos dos processos de eficiência energética; consequentemente, os resultados podem ser aproveitados em economia para empresas. Segundo dados da startup Neras, a aplicação de monitores via Smart grid podem reduzir contas de luz em até 20%.