Artigo Estudos de Caso

Moradia Escolar em Madeira Laminada Colada

Metodologia

Ambiente Construído

Madeira Engenheirada

Brasil

Tocantins(TO)

Resultados e Impactos

O projeto teve vasta aceitação e foi muito bem recebido, tanto pelos usuários da escola quanto pela mídia. Recebeu prêmio de Melhor Projeto pelo Prêmio Internacional RIBA em 2018. Os relatos dos usuários revelam ampla aprovação do projeto. Devido aos materiais escolhidos (madeira e terra), o desempenho térmico das edificações é altamente adequado ao clima quente e úmido do local.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Devido ao projeto ser recente, até o momento não foram registrados fatores de fracasso no recebimento do projeto pela população ou no desempenho funcional e/ou estrutural da edificação.

Fatores de Risco

Se a edificação não passar por revisões e manutenção periódica, o clima quente e úmido pode levar à deterioração dos materiais construtivos utilizados. A proximidade a áreas verdes muito densas potencializa o perigo - a madeira e a terra podem ser atacadas por organismos que se alimentem desses materiais e/ou os apodreçam (como cupins ou fungos), tornando a estrutura insegura e o ambiente insalubre.

Lições aprendidas

A madeira laminada colada é uma alternativa de material adequada para a construção civil no Brasil, pois possibilita às edificações alto desempenho em conforto térmico e luminoso. Além disso, estimula práticas sustentáveis de construção, em contraponto à cultura vigente de utilização do concreto e do aço (materiais pouco sustentáveis). O projeto para as Moradias Infantis na Fazenda Canuanã também demonstrou que o processo colaborativo de projeto pode levar a alta qualidade arquitetônica, e tende a resultar em edificações mais adequadas e confortáveis aos usuários.