Artigo Estudos de Caso

Natura Ecoparque - Tratamento biológico por jardins filtrantes

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Biotratamento de efluentes, esgoto e águas cinzas industriais

Brasil

Pará(PA)

O Natura Ecoparque industrial com uma área de 175 hectares, prevê a instalação de diferentes empresas que possuem interesses comuns, em sistema de cooperação, com menor impacto ambiental possível. A Natura ocupa apenas 10% da área.O projeto do Ecoparque buscou inovar com o desenvolvimento e implantação de tecnologias limpas que enfrentam com sucesso questões contemporâneas, com objetivo de ser sustentável no longo prazo. Com isso, passam a contribuir para melhoria da ecologia local – relações entre o ambiente, as pessoas e as intervenções humanas. Os efluentes gerados na fábrica têm um volume de 132m³ por dia, e não podem ser conduzidos aos corpos d’água sem tratamento adequado. Para resolver o desafio de devolver as águas tratadas com impacto positivo para o local e seu entorno, o tratamento escolhido foi baseado na natureza por meio de jardins filtrantes. Essa tecnologia vai além de tratar os contaminantes industriais, de esgoto e águas residuais, ela oferece inúmeros benefícios que melhoram o ambiente e a qualidade de vida das pessoas que utilizam os espaços da empresa e do Ecoparque. O projeto do Ecoparque foi integrado ao da arquitetura, cujas edificações possuem reutilização de águas das chuvas, iluminação e ventilação natural para reduzir o consumo de energia. Também utilizou sistema de geotermia, tecnologia que capta o ar externo e promove a troca térmica no subsolo de modo a diminuir a temperatura no interior dos edifícios. A mobilidade nas proximidades da área foi planejada para ser feita em bicicletas e carros elétricos, disponibilizados aos colaboradores e visitantes do complexo.

Custo para Implementação

Informação não disponível

A empresa proprietária do Ecoparque - Natura Cosméticos S.A.

Desafios

  • Ocupar de forma a mitigar os impactos da implantação do complexo industrial em área do Bioma Amazônico.

  • Filtrar as águas que são conduzidas para o igarapé, e infiltrar águas descontaminadas para recarregar o aquífero.

  • Mimetizar a natureza com fitorremediação dos contaminantes, melhorando o ciclo natural da água com maiores áreas de evapotranspiração

  • Utilização mínima de água no processo produtivo, e tratamento dos efluentes da fábrica e de águas negras e cinza com jardins filtrantes

  • Tratamento biológico no local, sem uso de aditivos químicos.

  • Permite a infiltração de águas das chuvas no local, sem escoamento superficial que impacte outras áreas.

  • Contribuí para melhoria da qualidade do ar por meio das plantas utilizadas no projeto, o mesmo ocorrendo com a qualidade das águas.

  • Propicia aumento da biodiversidade no interior do complexo industrial que proporciona múltiplos serviços ecossistêmicos.

  • O projeto da Natura previu gerar 250 empregos diretos e indiretos.

  • A Natura é uma empresa que depende dos insumos do bioma amazônico para a sua produção, com isso buscou ser sustentável de modo a contribuir para a melhoria ambiental, bem como para a sua imagem de empresa de ponta em sustentabilidade e qualidade de seus produtos.

Contexto

A Natura é uma empresa que utiliza insumos oriundos da Amazônia em seus produtos cosméticos. A empresa teve a visão de desenvolver um complexo industrial ecologicamente correto em uma área de 175 hectares: o Ecoparque Natura. O empreendimento se situa no município de Benevides, que possui 50 mil habitantes e fica a 35 Km da capital, na Região Metropolitana de Belém, estado do Pará. Essa região brasileira é cortada pela linha do Equador, apresenta temperaturas elevadas, alto índice de insolação e umidade elevada com grande quantidade de chuvas o ano inteiro.