Estudos
Natura Ecoparque - Tratamento biológico por jardins filtrantes
Saneamento Ambiental - ÁGUA
Biotratamento de efluentes, esgoto e águas cinzas industriais
Brasil
Pará(PA)
Resultados e Impactos
O Ecoparque alcança um patamar de sustentabilidade que gerou mídia espontânea, e tem atraído visitantes para conhecer o projeto inovador. A valorização estética da paisagem do Ecoparque por conta do projeto paisagístico com os lagos bordeados por vegetação autóctone filtrante impressiona pela sua beleza e integração com o entorno, trazendo inúmeros benefícios ambientais e ecossistêmicos. O principal resultado alcançado foi o tratamento completo para um efluente industrial e sanitário com elevada concentração de oxigênio dissolvido, importante para a ictiofauna do ponto de lançamento, baixa DBO, DQO, N, P e demais parâmetros. Todo esse tratamento é realizado sem adição de insumos e com baixo consumo de energia o que elimina a cadeia de destruição que a produção de insumos para tratamento de efluentes causa. Além disso, não há geração de lodo pois toda a matéria sólida filtrada é consumida pelas plantas, eliminando também esse impacto negativo do tratamento convencional dos efluentes. Pode-se elencar também alguns benefícios econômico-sociais tais como: • Oferta de empregos verdes • Educação ecológica de fechamento dos ciclos das águas de forma natural • O Ecoparque integra um projeto Programa Amazônia. Lançado em 2011, visa unir ciência com conhecimento tradicional de comunidades agroextrativistas com o objetivo de aumentar de 11% para 30% a utilização de matérias-primas cosméticas com origem na região, movimentar R$ 1 bilhão em recursos próprios e beneficiar mais de 10 mil famílias. • Os jardins filtrantes requerem manutenção semanal por terem função estética, com custos de operação menores do que tratamentos convencionais.
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
• O projeto não apresentou fracasso em sua operação. • Durante a implantação (obras) a grande incidência de chuvas na construção gerou pequeno aumento de custos na obra.
Fatores de Risco
A operação do tratamento deve ser monitorada periodicamente para se assegurar que o tratamento está atendendo às demandas de qualidade das águas tratadas.
Lições aprendidas
• Como a Phytorestore (empresa responsável pelos jardins filtrantes) concebeu o tratamento do efluente e não a rede de efluentes da fábrica houve maior dificuldade inicial no ajuste da operação/supervisão. • A partir desse projeto, a Phytorestore não realiza a rede hidráulica ela impõe os requisitos para a mesma. • Foi possível demonstrar por meio desse projeto a alta eficiência dos Jardins filtrantes no tratamento de efluentes e a possibilidade de implantação da tecnologia dos Jardins Filtrantes nos mais distintos biomas e climas.
Compartilhe: