Artigo Estudos de Caso

Net Positiva

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Técnicas de coleta e reutilização de resíduos plásticos de rios, lagos e lagoas costeiras

Chile

Elqui(AC)

A Bureo é uma empresa que realiza o aproveitamento de redes de pesca (do mesmo tipo de fio, no caso o nylon) para a fabricação de skates. Ela começou como uma startup e logo ganhou relevância no mercado chileno. Três sócios apaixonados pelo esporte do surf e skate perceberam a seriedade da contaminação dos plásticos nos oceanos. Detectaram que o maior resíduo presente nos mares eram as redes de pesca, que contêm o mesmo tipo de fio (nylon) feito na fabricação de skates. Assim, criaram um modelo de trabalho junto às comunidades pesqueiras do litoral chileno para recuperar essas redes que são compradas pela Bureo. A empresa oferece desta maneira uma nova fonte de renda aos pescadores ao mesmo tempo que traz a mensagem da preservação da vida marinha. Foi preciso desenvolver um mercado local de reciclagem que pudesse processar as redes de pesca recuperadas para transformação de pellets (um subproduto plástico). Com a resina reciclada, a empresa fabricou o primeiro skate feito de redes de pesca reciclada.

Custo para Implementação

De quinhentos a um milhão de reais

Estimativa

Desafios

  • A empresa possibilita a coleta de redes de pesca usadas, e erroneamente descartadas no meio ambiente, e consequentemente a reciclagem das mesmas, transformando-as em novos produtos através de parceiros.

Motivação

A quantidade de redes de pesca descartadas indevidamente nos oceanos e o seu impacto a vida marinha são relevantes. Desenvolver um produto de alto valor agregado, como os skates, a partir da recuperação de redes de pesca é uma inovação preciosa. Desta maneira, o impacto ambiental causado pelos resíduos plásticos é mitigado, e as redes de pesca em fim de vida útil tornam-se os elementos constituintes de um novo produto com alta demanda social.

Contexto

Hoje a Bureo está presente em mais de 50 comunidades e três países, Chile, Peru e Argentina. O contexto social e econômico destas comunidades onde extrai a matéria prima para confecção de seu produto final tem a pesca como meio de subsistência e são famílias que trabalham com este ofício de maneira geracional. Estão localizadas na região litorânea dos países de atuação, sobrevivem do turismo e da venda de peixes. A primeira comunidade em que o projeto Net Positiva foi implementado foi no Chile, na comunidade de Coquimbo no norte do Chile. A cidade principal da região é Coquimbo, um centro portuário, sendo a pesca a principal atividade da região, presente em 400 km do litoral. Com uma população estimada em 2017 de 204.068 habitantes.