Estudos
Net Positiva
Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS
Técnicas de coleta e reutilização de resíduos plásticos de rios, lagos e lagoas costeiras
Chile
Elqui(AC)
Metodologia
Os três sócios da Bureo Net Positiva são estadunidenses. Em 2013 começam a implantação da Bureo no Chile. O primeiro passo a ser tomado foi a identificação de comunidades pesqueiras na região litorânea do país. Outro ponto importante foi a realização de um mapeamento de mercado, que mostrou que na capital chilena havia uma planta de reciclagem com capacidade de processar as resinas de rede de pesca demandante deste produto. Foi um desafio se aproximar da comunidade pesqueira em Coquimbo, o local escolhido. No início os empreendedores enfrentaram resistência por parte dos pescadores que não estavam habituados com uma proposta daquela natureza. O que propuseram os empreendedores foi que os pescadores passassem a coletar redes de pesca encontradas no oceano e armazenassem junto as suas redes de pesca em fim de vida. A promessa era de que os empreendodores comprariam este resíduo. E assim o fizeram. O que antes era visto como descartável passou a ser um item valorado pelos pescadores. Fizeram uma associação com três empresas pesqueiras e um sindicato de pescadores artesanais. O trabalho logo se expandiu rapidamente para outras comunidades litorâneas. O mercado reciclador deste material foi sendo estabelecido pela oferta que a Bureo passara a criar, todas as redes tinham como destino a capital chilena. Na planta de reciclagem passavam por um processo de extrusão, até chegar a sua forma final, o pellet. Este subproduto passou a ser comercializado para outros mercados interessados, e principalmente exportado para os Estados Unidos, local em que a empresa faz a produção de skates e outros itens a partir da resina reciclada de redes de pesca.
Implementação
Atores
Comunidade de Coquimba: Três empresas pescadoras e um sindicato de pescadores artesanais fornecem as redes de pesca em fim de vida útil a Bureo Net Positiva.
Multi-Stakeholders
Indústria recicladora chilena: a indústria faz a reciclagem das redes de pesca em fim de vida útil transformando-as em um subproduto: o pellet.
Institucional/Privada
Fabricante dos skates nos Estados Unidos: A iniciativa faz o skate utilizando o subproduto pellet de rede de pesca como matéria prima.
Institucional/Privada
Governança
Foram feitas três principais articulações. A primeira delas com a comunidade de Coquimba, onde a empresa estabeleceu parceria com três organizações de pesca e um sindicato de pescadores artesanais. Foi preciso realizar diversas reuniões até se chegar no modelo atual em que a empresa compra as redes de pesca dos pescadores. Além disto, precisaram implementar um novo fluxo de operação, instalando pontos de coleta e armazenagem para o descarte dos pescadores. No início os empreendedores inclusive acompanhavam os pescadores no trabalho de retirada, ajudando a construir a metodologia de trabalho na prática. Outro ponto chave foi o conhecimento adquirido do mercado reciclador chileno e associação com uma indústria de reciclagem localizada em Santiago. A parceria é comercial, na medida que a Bureo entrega o produto rede de pesca, a empresa faz a reciclagem e após isto o fornecimento do produto acabado. Por fim a resina reciclada é direcionada para os Estados Unidos, país em que há mais propensão para a fabricação do produto em escala, o skate feito de rede de pesca, sendo o principal mercado consumidor da Bureo Net Positiva.
Público-alvo
Empresa privada Bureo Net Positiva, Comunidade de coquimba, Indústria recicladora Chilena, sociedade cívil, Empresa fabricante de skates nos EUA.
Compartilhe: