Artigo Estudos de Caso

Nova abordagem metodológica para sistemas descentralizados de infraestrutura de manejo de água

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas descentralizados de abastecimento, tratamento e reuso de água

()

Resultados e Impactos

O autor aponta que a descentralização da água tratada é complicada, pois envolve questões relacionadas à saúde pública, e que o maior ganho nos sistemas já existentes de água tratada seria combate à perda e utilização eficiente da água tratada. O grande ganho ambiental no quesito descentralização envolve a utilização da água da chuva e o tratamento descentralizado e reuso de esgoto. Estes dois permitiriam que o poder público municipal possuísse maior capacidade de investimento e recuperação no sistema de água tratada. Os maiores benefícios desse sistema denominado híbrido seriam: a sustentabilidade, o embelezamento da paisagem, restauração de córregos e habitats naturais, estímulo de empresas a implantarem sistemas verdes, melhoria da qualidade do ar e microclima, economia de dinheiro.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

O tratamento inadequado de esgoto ou a fiscalização do mesmo resulta no fracasso do sistema híbrido.

Fatores de Risco

Para que um sistema como o proposto funcione, faz-se necessária a instalação de um órgão de fiscalização, processos de certificação de sistemas individuais e outros.

Lições aprendidas

Possibilidade de implementar a descentralização de sistemas de esgoto e coleta de água da chuva em busca da sustentabilidade do sistema de tratamento e abastecimento de água.