Artigo Estudos de Caso

Nucleário

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Recuperação florestal e ecológica de áreas degradadas em cidades

()

Trata-se da criação de um utensílio de material biodegradável cuja função é proteger mudas que acabam de ser plantadas. Trata-se de uma tecnologia para a restauração florestal, pois além de acumular água da chuva, cria uma barreira física contra formigas, reduzindo o uso de herbicidas e pesticidas.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Desafios

  • Redução de pesticidas para sobrevivência das mudas em estágio inicial.

  • Oportunização de plantio em áreas degradadas, recuperando o ecossistema.

Motivação

Em alguns lugares, durante períodos de seca, as regiões ficam prejudicadas e as mudas plantadas acabam morrendo. Este equipamento libera gradativamente a água de chuva coletada em períodos de abastecimento natural e, com isso, garante maior resistência e resiliência às plantas no momento em que estão se desenvolvendo inicialmente. Uma importante justificativa é o fato de que a restauração florestal tradicional é um processo caro e muitas vezes ineficiente, pois precisa de muita mão de obra e acompanhamento para ter bons resultados. Estudos mostram que para uma muda sobreviver, ela precisa de manutenção pós-plantio de forma regular com irrigação, controle de pragas e remoção de gramíneas invasoras.

Contexto

Num cenário mundial, onde já se prevê a falta de alimentos e o desmatamento, auxiliar o processo de desenvolvimento das mudas recém plantadas é extremamente positivo.