Artigo Estudos de Caso

Painéis Prensados de Bambu: Ecotableros

Metodologia

Ambiente Construído

Sistemas Construtivos em Bambu

Colômbia

Caldas()

Ecotableros é uma empresa colombiana que trabalha com a produção de painéis prensados de bambu na Colômbia desde 2010. A iniciativa da empresa visa a transformação industrial sustentável do bambu nativo na região em painéis a serem utilizados como piso na construção civil, gerando benefícios econômicos, sociais, ambientais e culturais às comunidades que os produzem.A Guadua Angustifólia é a matéria prima do produto, esse tipo de bambu é encontrado nas Américas Central e do Sul.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O financiamento se viabilizou por iniciativa da Empresa Ecotableros.

Desafios

  • O uso de um recurso renovável em substituição a recursos não renováveis leva à redução da emissão de CO2. A extração do bambu é menos agressiva ao meio ambiente em relação à maioria dos materiais amplamente utilizados na cadeia produtiva da construção civil.

Contexto

O bambu Guadua faz parte das raízes culturais de alguns povos latino-americanos que o utilizam na fabricação de instrumentos musicais, utensílios caseiros, artesanato, móveis e infraestruturas agropecuárias. O bambu é encontrado amplamente na Ásia, onde a planta é utilizada há milhares de anos. Na Colômbia, alguns Arquitetos e Designers como Simón Vélez e Marcelo Villegas utilizam o material em suas obras por meio de processos artesanais e industriais no tratamento e utilização do material. A demanda apontada em relação ao consumo de pisos prensados, levou o empreendedor colombiano a investir em um material que é nativo e renovável, que traz benefícios ambientais e socioeconômicos para o local.