Estudos
Parque Orla de Piratininga
Soluções Baseadas na Natureza (NBS)
Renaturalização de margens de lagoas costeiras urbanas
Brasil
Rio de Janeiro(RJ)
Resultados e Impactos
São alguns dos impactos da iniciativa: Melhoria na qualidade da água; Proteção e melhoria da biodiversidade nativa; Prevenção de enchentes, inundações e alagamentos; Redução da erosão e sedimentação dos corpos d’água; Múltiplas possibilidades de recreação e lazer ativos e passivos; Ciclovias para incentivar mobilidade limpa e ativa; Realocação de moradores em áreas vulneráveis para locais seguros próximos; Ecoturismo; Artesanato local; Aumento dos negócios e serviços locais; e valorização da região.
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
Como o projeto ainda em desenvolvimento, não há fatores de fracasso a relatar.
Fatores de Risco
Podemos citar como fatores de risco: Mudança na continuidade das políticas municipais; Alternância no governo que não dê continuidade ao projeto; Necessidade da participação dos moradores em todo processo de implantação, manejo e monitoramento; O fato da verba existente ser destinada apenas ao desenvolvimento do projeto, necessita haver investimento para a execução do parque de forma adequada; Há risco de gentrificação com a valorização decorrente da criação do parque, necessitando de políticas sociais e de habitação que mantenham os moradores atuais. Se necessário, por estarem em áreas protegidas ou vulneráveis, será necessário planejar áreas para realocá-los na mesma vizinhança.
Lições aprendidas
O Parque da Orla de Piratininga é um projeto pioneiro que enfoca em soluções baseadas na natureza para enfrentar múltiplas questões ecológicas e sociais. Tem a oportunidade de ser um caso de referência para a transformação de áreas urbanas costeiras. Até o presente, tem tido uma conjuntura favorável para mudar de paradigma em projetos de parque urbanos ecológicos: da tentativa de aprender como conviver com a natureza, oferecendo inúmeros serviços ecossistêmicos.
Compartilhe: