Artigo Estudos de Caso

Parque Regional de Ecoturismo Arví, Medellín, Colômbia

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Parques urbanos e periurbanos

Colômbia

Antióquia()

O Parque Arví é uma reserva natural com 16.000 hectares, sendo que 1,760 hectares são de florestas naturais, com diferentes ecossistemas. O parque oferece muitas atrações, com áreas de lazer, recreação e educação ambiental. Foi criado com objetivo conservar a biodiversidade, ativar a economia local valorizando os produtos regionais e seu artesanato, atraindo turistas por conta da sua rica biodiversidade e natureza abundante. O parque também funciona como um cinturão que detém a expansão urbana que sobe pelas encostas da próspera cidade de Medellín e dos municípios da Área Metropolitana. Na área de amortecimento do parque há áreas de agricultura para consumo regional. O mercado Arví, na chegada do bondinho, reúne produtores locais de artesanato e comida típica. O parque oferece área para aluguel de bicicletas e cavalos, trilhas, áreas para piquenique, Camping, hotel e restaurante. O centro ambiental e cultural Ignacio Vélez Escobar é usado para diversos eventos, tem auditório, café, loja de souvenires que é gerenciada por mulheres e barracas de comida. Possui 54 quilômetros de trilhas e proporciona inúmeras atividades para a população, atraindo visitantes do mundo todo em busca de ecoturismo, observação de aves e contato com a natureza. Também abriga sítios arqueológicos pré-hispânicos, com construções, sistemas hídricos e outros remanescentes histórico-culturais. Tem um largo caminho de pedras que pode ter mais de 1.500 anos.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O investimento no maior parque desse tipo da Colômbia foi feita integralmente por agências Estaduais e regionais.

Desafios

  • Acesso ao parque pode ser feito por transporte público sobre trilho e depois teleférico, dentro do parque trilhas proporcionam opções para caminhadas, ciclismo e cavalgadas.

  • O parque é uma área essencial para manejar as águas na área montanhosa andina em que se localiza, evitando deslizamentos e erosão.

  • A área vegetada oferece serviços ecossistêmicos que dão mais resiliência às áreas urbanizadas, com relação às águas, moderação de calor, saúde da população, dentre outros.

  • A floresta mantém os processos e fluxos hídricos naturais, e melhora a qualidade do ar que é muito poluído no Vale do Aburrá.

  • Para além da melhoria ambiental, o parque também proporciona área para atividades físicas que melhoram a saúde, contato direto com a natureza que melhora a saúde mental e espiritual.

  • A imensa área florestada conserva serviços ecossistêmicos essenciais para a manutenção da vida na região.

  • O parque está em uma área que abrange diversos municípios, aumentando a capacidade da região de oferecer áreas verdes para seus habitantes.

  • O parque de ecoturismo contribui para gerar empregos, trabalho e renda para os moradores da região, com diversas atividades econômicas, inclusive com a valorização da cultura e saberes locais.

  • O parque foi concebido com a participação de diversas entidades governamentais e empresas, com o envolvimento da população local.

  • Dentro do parque existe um mercado que gera renda, promovendo a produção local de artesanato e comida, além de formação de guias de ecoturismo, das atividades de aluguel de bicicletas e cavalos, camping, eventos, dentre outros.

  • O parque ecoturístico conscientizou a população da vocação ecológica, cultural e histórica local para o desenvolvimento regional.

Contexto

Medellín é uma próspera cidade colombiana que investiu em segurança e sustentabilidade, com muitas áreas verdes sendo implantadas nas últimas décadas para dar sustentabilidade e resiliência, oferecendo melhor qualidade de vida para seus moradores e atraindo turistas do mundo inteiro. É um modelo de virada contra o crime organizado, a introdução de áreas verdes é parte da estratégia de recuperação econômica e social. O Parque Arví fica a 18 Km do centro de Medellín, de onde pode ser acessado por trem e depois por bondinho que sobe sobre uma das inúmeras favelas que cobrem as encostas da região. O desnível é de aproximadamente 1.000 metros, pois Medellín fica a 1.500 metros de altitude e o parque a 2200-2600 metros nas montanhas dos Andes colombianos. O parque se situa na encosta do vale Aburrá que dá nome à Província, com a entrada pela vila de Santa Elena, na cidade de Guarne. O parque se estende por outras municipalidades da Província, como Enviago, Bello, Rionegro e Copacabana.