Artigo Estudos de Caso

Pavimento de concreto permeável Topmix

Metodologia

Ambiente Construído

Pavimentos Permeáveis

()

A empresa Tarmac oferece o pavimento de concreto permeável Topmix para vias públicas como uma solução prática, econômica e sustentável de drenagem das águas pluviais, minimizando o risco de inundações de águas superficiais e melhorando a qualidade das águas subterrâneas. O produto tem rápida absorção da água: cada metro quadrado é capaz de absorver até mil litros por minuto.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Desafios

  • A permeabilidade do solo possibilita a injeção das águas pluviais no subsolo, abastecendo os lençóis freáticos e os aquíferos.

  • O pavimento permeável garante uma eficiente drenagem e o manejo das águas pluviais nas cidades.

Motivação

A falta de planejamento na utilização dos recursos hídricos tem como consequência medidas reativas, com ações emergenciais, de curto prazo e de combate, com a restrição ou a suspensão do uso da água. Para reverter esta situação, é necessária a implantação de ações de longo prazo, com aperfeiçoamento na gestão dos recursos hídricos no planejamento de soluções estruturantes, no controle e prioridades de uso da água e no monitoramento e manutenção do sistema hídrico. Desta forma, será possível atingir o equilíbrio da segurança hídrica nas quatros dimensões: garantir o acesso à água para o abastecimento humano, garantir a oferta de água para o avanço das atividades econômicas, ser resiliente com os eventos extremos como inundações e secas e garantir a conservação dos ecossistemas hídricos. O objetivo é proporcionar segurança hídrica nas cidades, minimizando os riscos de inundações e alagamentos, garantindo a permeabilidade das águas pluviais no subsolo e aumentando o volume de água que alcança os lençóis freáticos e aquíferos subterrâneos.

Contexto

Em 2018, no Brasil, mais de um milhão de pessoas foram afetadas com o excesso de chuva, por alagamentos, inundações e enxurradas. m outro extremo, foram mais de 43 milhões de pessoas afetada com a seca e estiagem. De 2003 a 2018, 48,8% dos 5.570 municípios brasileiros decretaram Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECP) em decorrência do excesso de chuva, principalmente nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste; e 51% do municípios decretaram SE ou ECP pela falta de chuva (ANA, 2019).