Artigo Estudos de Caso

PHYTOKINETIC - Jardins em Movimento

Metodologia

Ambiente Construído

Telhados verdes para ônibus urbanos

()

Criada em Girona, na Espanha, a tecnologia Phytokinetic é uma patente cujo objetivo principal é cobrir com plantações o teto de ônibus através de um processo sustentável de irrigação automática, que reaproveita a água produzida pelo ar condicionado. A cobertura com plantações tem trabalho acurado de paisagismo, tornando-se um jardim também passível de rega manual. Desse modo, a solução faz uso do processo de fotossíntese natural e observa a importância de purificar o espaço aéreo, especialmente em cidades altamente poluídas, onde muitas vezes há paisagens mais concretas do que as verdes, indicando a importância dos jardins móveis para melhorar a ambiência e mobilidade locais.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O financiamento do Phyto Kinetic foi bancado exclusivamente por seu idealizador, que atende sob demanda com projeto personalizado para cada caso. Em situações onde não pode atender diretamente, a exemplo de outros países, o idealizador opera com empresas parceiras locais sob auferição de royalties pela replicação da tecnologia.

Desafios

  • Este estudo de caso busca reaproveitar recursos naturais ociosos em prol de outras atividades.

Contexto

A tecnologia Phytokinetic foi produzida em um contexto onde cada vez mais empreendedores têm apostado na inovação de iniciativas de mitigação ambiental e de problemas urbanos através da criação de produtos potenciais para nichos de mercado ainda pouco explorados. O caso do Phytokinetic é exemplar de como paisagismo, sustentabilidade e consumo podem ser conciliados a favor de produtos ambientalmente amigáveis e esteticamente atraentes.