Estudos
PHYTOKINETIC - Jardins em Movimento
Ambiente Construído
Telhados verdes para ônibus urbanos
()
Resultados e Impactos
Graças à espessura de 7cm do jardim, a tecnologia é capaz de fornecer mais de 4,5ºC de isolamento térmico (dados calculados e registrados pelo laboratório), o que significa mais de 30% de economia de energia em todos os veículos ao usar sistemas de refrigeração / aquecimento. A tecnologia também captura mais de 20 kg de CO2 por metro quadrado anualmente. Em um veículo com motor movido por combustível, esse valor compensa, em tese, o combustível extra causado pelo próprio "telhado".
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
Não há fatores de fracasso a serem listados.
Fatores de Risco
Embora adaptável em qualquer contexto ou veículo, a implantação dessa tecnologia pode estar sujeita à aprovação de órgãos reguladores de trânsito de cada país. Neste sentido, a adaptação do veiculo para receber a cobertura desses jardins pode ser comprometida caso não esteja de acordo com os parâmetros legais de regulação dos veículos autorizados a circular em determinada cidade ou região. Além disso, cabe mencionar o risco de que essa tecnologia não consiga se expandir, visto que se trata de um nicho de mercado muito específico e ainda em desenvolvimento. Ainda assim, os custos para implementação e despesas para manutenção podem não ser sustentáveis a longo prazo, indicando a necessidade (ou a possibilidade) de que se torne uma tecnologia a ser adotada em larga escala por prefeituras e municipalidades, por exemplo, de modo que se torne rentável.
Lições aprendidas
Este estudo de caso não oferece lições concretas e/ou mensuráveis a aprender, mas deixa uma reflexão a respeito de sua viabilidade. Como qualquer produto oferecido por uma iniciativa privada, trata-se de investimento/negócio que depende de fatores como praça, público, preço e o modo como se promove para obter êxito. Praças cujo público tenha um capital cultural mais afinado com questões ligadas à sustentabilidade e mudanças climáticas podem ser mais vantajosas para a propagação do PHYTOKINETIC, porque entendem a importância desse tipo de iniciativa. Ao mesmo tempo, o fator cultural também está intrinsecamente relacionado ao fator econômico. Isso sugere que casos como esse certamente terão maior probabilidade de sucesso em regiões escolarizadas e de classe média alta, denotando desafios maiores para sua inserção em mercados diametralmente opostos senão em parcerias com a iniciativa pública.
Compartilhe: