Estudos
Planta de Energia de Ondas em Mutriku
Energia
Geração com Energia das Ondas
Espanha
Guipúscoa(SP)
Resultados e Impactos
O dispositivo, que também atua como um quebra-mar, é o primeiro de seu tipo - um dispositivo de energia das ondas totalmente comercial que está conectado à rede e vendendo energia. Este projeto faz uso de energia renovável local, o que evita o uso de fontes de energia que afetem o meio ambiente, contribuindo com a redução de emissões em 600 toneladas de CO2 por ano, Isto é equivalente ao sequestro de carbono de 80 hectares de floresta. Com este projeto, pode haver algumas preocupações ambientais com relação à existência do quebra-mar e mudanças no transporte de sedimentos e dinâmica de fluxo, mas as colunas de água oscilantes como uma extensão do quebra-mar não causam nenhuma diferença significativa. Grandes quantidades de ruído foram produzidas durante uma tempestade, que teriam sido ouvidos de três a dez km de distância, o que preocupava a população local e poderia causar danos potenciais ao meio ambiente. Após a conclusão das obras e durante a operação da usina, nenhuma reclamação foi recebida a respeito. Como outras atividades humanas, alguns impactos ambientais sobre o ambiente marinho eram esperados também durante a fase de exploração da Planta OWC Mutriku. Entre eles, a geração de som subaquático durante esta fase foi identificada como um dos principais impactos ambientais esperados. Neste sentido, foram desenvolvidos programas de monitorização ambiental (EMP), especificamente para monitoramento do som subaquático produzido. Em 2016, foram realizadas duas campanhas de amostragem em 13 estações de amostragem durante o verão e o inverno. Em cada estação de amostragem foi realizada uma gravação sonora de 10 minutos e o som gravado foi posteriormente processado e analisado. Como resultado do estudo, nenhuma evidência de impacto acústico significativo proveniente da Planta OWC Mutriku foi obtida. No entanto, algumas limitações importantes relacionadas com o projeto do EMP sugeriram o desenvolvimento no futuro de uma estratégia de monitoramento mais avançada baseada na implementação de uma estação de monitoramento subaquática acústica permanente cabeada à Planta. Assim, em maio de 2018, um hidrofone fixo conectado por cabo à planta OWC foi instalado pela organização AZTI, com o intuito de ter um monitoramento contínuo do som subaquático produzido pela OWC. Esta estação grava um minuto de som subaquático a cada 15 minutos. Tanto o estudo quanto a instalação desta estação foi financiada pela Seção de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento do Governo Regional (Diputación Foral de Gipuzkoa). A usina faz uso adicional de uma infraestrutura que seria criada de qualquer maneira, onde é estimulado o envolvimento do conhecimento da energia marinha no País Basco. Além disto, tornará a cidade de Mutriku um ponto de referência mundial em energia marinha, ajudando a atrair turistas locais, regionais e até internacionais.
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
Não há registro de fatores de fracasso.
Fatores de Risco
Este tipo de tecnologia enfrenta numerosos desafios devido ao meio natural em que operam, tais como a corrosão e as tempestades.
Lições aprendidas
Este projeto evidencia que todos os níveis de governo precisam estar envolvidos. Também é recomendável a criação de um marco regulatório que encorajem o desenvolvimento do setor. Para Mutriku, a experiência significa que a cidade se tornará uma referência internacional em energia das ondas; para o País Basco e Espanha é uma oportunidade para desenvolver tanto a indústria como o campo da criação de conhecimento (em centros tecnológicos, universidades etc.).
Compartilhe: