Artigo Estudos de Caso

Pomar Urbano em Anápolis (GO)

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Conservação e criação de florestas urbanas

Brasil

Goiás(GO)

O Pomar Urbano, também chamado de Memorial Vivo do Cerrado, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Anápolis (GO) cujo objetivo é resgatar biodiversidade, atrair insetos polinizadores e estimular ações de interpretação ambiental. Está localizado no interior do Parque da Cidade, área verde urbana de Anápolis. O projeto começou em 2019, quando foram plantadas cerca de 6.000 mudas de árvores nativas. O Parque da Cidade tem aproximadamente 815 ha e está localizado na região sul de Anápolis. A composição de sua vegetação ainda é predominantemente constituída de espécies exóticas e invasoras. É um local estratégico para os recursos hídricos locais, uma vez que abriga nascentes do Rio das Antas, cuja vazão alimenta o Rio Caldas, um dos principais cursos d'água do município. As mudas utilizadas foram fornecidas pelo Viveiro da Secretaria de Meio Ambiente e pela Base Área de Anápolis. Cerca de 2 a 3 mil pessoas frequentam o parque aos finais de semana. Os visitantes são mobilizados por meio da doação de mudas e trabalho voluntário, ou seja, existe engajamento da sociedade na preservação e manutenção do Pomar.

Custo para Implementação

Até cinco mil reais

Não existe aplicação direta de recursos da Secretaria de Meio Ambiente com a iniciativa. No entanto, estima-se que os gastos indiretos (tempo dedicado dos servidores, gastos com transporte de mudas, entre outros) sejam iguais ou menores a cinco mil reais.

Desafios

  • N/A

  • N/A

  • N/A

Motivação

De acordo com o ex-diretor de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, Antônio El Zayek, o principal aspecto que motivou a criação do Pomar foi o restabelecimento e resgaste da biodiversidade e de insetos polinizadores, essenciais para manter o equilíbrio ecológico, uma vez que participam da reprodução de espécies nativas de árvores frutíferas. Outro aspecto motivador é o resgate sociocultural dos anapolinos no que concerne ao conhecimento e entendimento acerca do bioma Cerrado, sua biodiversidade e importância para os demais ecossistemas brasileiros. Alguns exemplos das mudas plantadas são: cagaita, mangaba, uvaia, taperebá, goiaba, caju, açaí, pitanga e pequi.

Contexto

Com população estimada em quase 400 mil habitantes em 2020 (IBGE, 2021), Anápolis é o terceiro maior município do estado de Goiás e a principal economia depois da capital, Goiânia. A atividade econômica é baseada sobretudo na indústria, abringando um dos maiores polos industriais do estado. É beneficiada por sua localização estratégica, na qual encontram-se vetores logísticos nacionais, como o Porto Seco Centro-Oeste, as Ferrovias Centro-Atlântica e Norte-Sul, Aeroporto Internacional de Cargas e as BRs 153 e 060. Também destaca-se o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), com cerca de 150 empresas de diferentes segmentos, tais como indústria de alimentos, automobilística e farmoquímica, esta última considerada o segundo maior polo do setor no Brasil (IMB, 2016; Governo de Goiás, 2021). Em relação aos aspectos sociais, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), medido em 2010, alcançou a marca de 0,737 (considerado alto). O índice é composto por indicadores relacionados à renda, saúde e educação. Com relação a este último, a taxa de escolarização do município é de 96,3% e a taxa de analfabetismo é de 5,3% (abaixo da média nacional de 9.6%) (IBGE, 2021; IMB, 2016). Por fim, vale destacar que o abastecimento de água atende quase a totalidade das residências, embora o esgotamento sanitário abranja apenas 60% da população.