Artigo Estudos de Caso

Pomar Urbano em Anápolis (GO)

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Conservação e criação de florestas urbanas

Brasil

Goiás(GO)

Metodologia

O plantio das mudas se deu em duas etapas: no primeiro semestre de 2020, antes do fim do período das chuvas, foram plantadas cerca de 3.000 mudas. No semestre seguinte, quando reiniciaram as chuvas, foram plantados mais 3.000 pés de árvores frutíferas, embora a frutificação de algumas espécies ainda possa levar algum tempo, podendo chegar até cinco anos. O Pomar fica à margem de um lago, onde existia espaço descoberto de vegetação. Seu manejo é feito de forma a controlar a presença de formiga e não há irrigação. Para o plantio e manutenção, a Secretaria de Meio Ambiente de Anápolis conta com o apoio de voluntários, especialmente do Grupo de Proteção Ambiental (GPA). As mudas são oriundas de viveiros municipais, administrados pela própria SEMA, e do Viveiro da Base Aérea de Anápolis, administrado em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB). No total, cerca de 45 espécies vão compor o que se espera ser o maior pomar urbano do Cerrado.

Implementação

Atores

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Governamental (de cima para baixo)

Grupo de Proteção Ambiental

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Governança

O principal responsável pela iniciativa é a Secretaria de Meio Ambiente de Anápolis. Conta com o trabalho voluntário do Grupo de Proteção Ambiental (GPA) e com a doação de mudas da Força Aérea Brasileira. Além disso, a companhia Valec Engenharia S.A. se comprometeu com a Prefeitura de Anápolis de construir trilhas para caminhantes nas áreas reflorestadas, de maneira que a população possa conhecer a diversidade biológica do Cerrado e a exuberância de suas flores e frutos. Essa parceria se dá por conta dos impactos ambientais decorrentes das obras da empresa em Anápolis (Sant'Anna, 2020).

Público-alvo

Todos os visitantes do Parque da Cidade poderão ser beneficiados com a iniciativa. O objetivo é que a população se aproprie, a partir do contato com o Pomar, da relevância do bioma Cerrado e sua biodiversidade.