Artigo Estudos de Caso

Ponte Móvel Friedrich Bayer - São Paulo - Brasil

Metodologia

Mobilidade

Pontes exclusivas para pedestres e ciclistas

Brasil

São Paulo(SP)

Exclusiva para pedestres, ciclistas e usuários de veículos leves, a Ponte Friedrich Bayer foi construída em 2013 no município de São Paulo como parte de uma ação de responsabilidade socioambiental da Bayer AG (empresa química e farmacêutica alemã). A ponte conecta o bairro de Santo Amaro ao bairro de Socorro, separados pela confluência de três rios – Pinheiros, Guarapiranga e Jurubatuba. Previamente, o acesso a essas duas áreas era dificultado para pedestres e ciclistas, não apenas por conta do rio, mas também por causa da Marginal Pinheiros - conjunto de vias expressas para veículos motorizados que circundam a região. Desse modo, o principal desafio enfrentado foi promover uma acessibilidade na escala humana entre esses dois locais para os moradores da região, mas especialmente para a força de trabalho da Bayer AG, cuja sede localiza-se no entorno. Assim, a Bayer encomendou projeto de ponte ao escritório Arquitetos LoebCapote Arquitetura e Urbanismo. A ponte realiza uma integração modal entre a estação Santo Amaro do metrô, a estação Socorro do trem e trechos da ciclovia do trabalhador. Seu objetivo secundário é proporcionar um lugar de fruição em meio a uma paisagem bucólica, cuja estrutura é coberta com vegetação em referência às vitórias-régias flutuando sobre o rio que se apoiam sobre tubulões de concreto. A estrutura tem 89 metros de extensão e 3,4 metros de largura. A inovação do projeto está na solução de abertura horizontal para evitar obstrução da passagem das embarcações que realizam a limpeza e desassoreamento do canal. Daí o diferencial da solução, que é o fato de ser uma ponte móvel.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Com custo de R$ 5 milhões, o financiamento da ponte foi de inteira responsabilidade da Bayer AG. No entanto, também houve participação do Governo do Estado de São Paulo com o desembolso de R$ 1,7 milhão para finalização das obras da ciclovia em parte exterior à ponte, mas que se conecta a ela.

Desafios

  • A solução é exclusivamente voltada para o transporte ativo e veículos leves.

  • A solução proporciona maior segurança ao pedestre e ao ciclista em um cenário onde predominam vias expressas para transporte motorizado.

Contexto

A Ponte Friedrich Bayer foi construída em uma região transitória entre o centro e a periferia da capital paulista, especificamente na região de Santo Amaro, onde há expressiva concentração de empresas (especialmente multinacionais, como a Bayer) por conta do valor mais baixo do uso do solo. A concentração de postos qualificados de trabalho na região levou a um desenvolvimento local que, por sua vez, tem implicado cada vez mais em demandas e soluções de mobilidade urbana para o deslocamento pendular de uma força de trabalho que, em muitos dos casos, se locomove através de transporte fretado. A inauguração da Linha Cinco do metrô, nos anos 2000, com integração modal ao transporte ferroviário operado pela CPTM, é um marco da promoção da acessibilidade em bairros como Santo Amaro, Jardim São Luís, Socorro, etc. Somado a isso, cabe dizer que o local onde a ponte foi construída é de relevante interesse ambiental dada a proximidade com a represa de Guarapiranga, utilizada para abastecimento de água, controle das cheias dos rios da região e local para realização de esportes náuticos.