Artigo Estudos de Caso

A gigante sueca IKEA, conhecida em âmbito global, anunciou em agosto de 2017 que estará disponível em algumas de suas lojas baterias de armazenamento de energia solar para instalação doméstica. As placas solares já estavam sendo comercializadas. As baterias da IKEA serão oferecidas pela Solarcentury, o maior fornecedor de energia solar do Reino Unido.

Custo para Implementação

De cinco a cinquenta mil reais

Nas lojas da IKEA, é possível ter acesso às ofertas de energia solar e baterias a partir de 3000 libras (cerca de 3.300 euros em 2020). Este valor depende da localização, do tipo de construção e facilidade de instalação.

Desafios

  • Ter e manter a própria energia elétrica faz com que mais pessoas não dependam da rede pública por exemplo, eu um "apagão" ou durante falta de energia fornecida pela rede, quem tiver energia armazenada estará em vantagem.

  • Painéis solares produzem energia limpa e renovável.

Motivação

A atividade humana está resultando na liberação de grandes quantidades de gases de efeito estufa, os quais perturbam o delicado equilíbrio do clima da Terra. Pequenas mudanças na temperatura da atmosfera causam o derretimento acelerado das calotas polares e o aumento dos níveis dos oceanos, mudanças nos padrões de chuvas, destruição de ecossistemas delicados como os recifes de corais e aumento de eventos extremos como secas, furacões e ciclones A produção de eletricidade é uma importante fonte de emissões de gases de efeito estufa quando são utilizados combustíveis fósseis. Além disso, é importante destacar que as mudanças climáticas vêm aumentando a frequência de eventos extremos que causam importantes interrupções nos sistemas elétricos dos países. Os problemas nos sistemas elétricos provocam outros efeitos colaterais como, por exemplo, semáforos desligados, hospitais operando com geradores de emergência, lojas e empresas forçadas a fechar.

Contexto

A energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa. Hoje, em várias lojas da IKEA, já são mais de 750 mil painéis solares instalados. A marca teve a ideia de encorajar os clientes a contribuir com a produção de energia limpa e renovável por meio do fornecimento de produtos e de soluções que permitam viver de forma mais sustentável.