Artigo Estudos de Caso

Metodologia

Para aumentarmos os potenciais impactos do uso da energia solar, é necessário tornar a oferta acessível e combiná-la com uma oferta financeira atraente. A solução solar doméstica da IKEA inclui painéis solares para instalação no telhado e um sistema de controle fácil que monitora a produção própria de energia. Trata-se de uma solução econômica que permite a um maior número de pessoas gerar sua própria energia, reduzir a emissão de carbono e economizar dinheiro ao mesmo tempo. No Reino Unido, à medida que mais casas instalam painéis de energia solar e compram carros elétricos, a necessidade de armazenamento a partir de baterias domésticas aumenta. Dados da IKEA e da Solarcentury mostram que os clientes podem economizar até 560 libras por ano: em parte porque é possível que uma residência venda energia em excedente de volta à rede sem prejuízo. Desta forma, estima-se que o tempo médio para pagar o investimento será em torno de 12 anos. O armazenamento é um dos temas mais discutidos no setor energético no momento. Já foram anunciados pelo governo do Reino Unido planos para investir 246 milhões de libras em pesquisas de bateria, incluindo a criação de um Instituto Nacional da Bateria.

Implementação

Atores

IKEA

Institucional/Privada

Solarcentury

Institucional/Privada

Governança

A IKEA não produz as próprias baterias. Esta parte é terceirizada por outros fornecedores de hardware e outros componentes, entre eles, a já referida Solarcentury, a LG e a fabricante alemã Sonnen.

Público-alvo

Pessoas que adquirirem o sistema fotovoltaico para suas residências. Podemos estender os benefícios aos governos, estados e cidades que essas pessoas residem, por terem mais produção de energia limpa e renovável.