Artigo Estudos de Caso

Programa Boti Recicla

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Logística reversa de embalagens pós-consumo

Brasil

São Paulo(SP)

O programa Boti Recicla dá o destino correto para os frascos de cosméticos, doando as arrecadações para cooperativas de reciclagem credenciadas e promovendo capacitação para os cooperados, além de melhores condições de trabalho e contribuição de renda para mais de mil famílias. Nas lojas do Grupo Boticário, que compreende as marcas O Boticário, The Beauty Box, Eudora e Quem Disse Berenice, as pessoas podem levar as embalagens vazias de produtos de beleza de qualquer marca. É uma ação que não tem limite de vigência ou restrição de local. De acordo com o Grupo Boticário, o programa está presente em 100% das lojas e é o maior programa de reciclagem em postos de coleta do Brasil, gerando um volume de resíduos que beneficia 30 cooperativas homologadas e mais de 900 catadores de materiais reciclados. Cerca de 28 mil pessoas trabalham na iniciativa. Criado em 2006, o Boti Recicla possui quase 4 mil pontos espalhados em 1.750 cidades brasileiras. Alcança lugares onde a coleta seletiva de lixo não alcança. A iniciativa evidencia a preocupação do Boticário com o futuro das próximas gerações e incentiva a mobilização pela causa.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Desafios

  • O processo de coleta das embalagens e dos postos de coleta viabiliza o processo de reciclagem.

  • A ação viabiliza a reciclagem, o tratamento e destinação adequada dos resíduos.

Motivação

A sustentabilidade é uma das grandes preocupações da empresa que, em 2018, atingiu a marca de 95% de resíduos reciclados em suas operações. Em algumas lojas é possível verificar a construção feita com materiais reciclados, madeira certificada e ecoeficientes no uso de energia. Em algumas delas, as luminárias foram produzidas a partir de insumos vindos de embalagens de plástico vazias e devolvidas por meio do Boti Recicla. Além de ser uma prática para diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de resíduos sólidos, o Programa Boti Recicla aproxima os consumidores das marcas do Grupo.

Contexto

O aumento do consumo acarreta em aumento da geração de resíduos sólidos urbanos que, muitas vezes, são descartados de forma incorreta. O desperdício destes resíduos, que poderiam ser reutilizados, é grande e muitas vezes não são aproveitados de forma correta. Em média, cada brasileiro produz um quilo de resíduos poluentes por dia (ABRELPE). Apenas 58% disso é reciclado da maneira correta. Uma pesquisa realizada em 2015, revelou que 30% do público de interesse associa a empresa a alguma iniciativa de reciclagem, coleta ou reutilização de embalagem. Com isso, o Grupo Boticário disponibiliza postos de descarte de embalagens, consolidando sua atuação e capilaridade no território nacional. Num contexto econômico, onde muitas famílias sobrevivem com a reciclagem, o Programa Boti Recicla auxilia e incentiva a coleta, abre suas lojas para consumidores de outras marcas, diminui os impactos ambientais e gera oportunidade de emprego e renda.