Artigo Estudos de Caso

Programa Cidades Eficientes para capacitação de gestores públicos municipais em eficiência energética

Metodologia

Energia

Mecanismos de capacitação e comunicação para redução do desperdício de energia

Brasil

Santa Catarina(SC)

Fatores de Sucesso

Sociais

A capacitação dos servidores e gestores públicos possibilita maior engajamento e participação dos profissionais na formulação de soluções específicas para reduzir o desperdício de energia nas instalações em que trabalham. O caráter pedagógico também permite que as pessoas qualificadas apliquem os conhecimentos em eficiência energética para além dos muros de suas respectivas instituições.

Ambientais

A capacitação dos gestores e servidores públicos contribui para redução da pegada ambiental das edificações do setor público, conservando recursos energéticos e mitigando emissões de gases do efeito estufa.

Econômicos

Os ganhos em eficiência energética refletem na redução dos custos com energia para funcionamento das edificações e sistemas endereçados.

Fatores de Fracasso Interno

A capacitação sobre ações de eficiência energética em edificações públicas não garante por si só a implementação das medidas e, consequentemente, os impactos na redução do consumo energético.

Fatores de Fracasso Externo

A descontinuidade do programa em razão de eventuais mudanças na gestão política e nas suas prioridades pode levar a modificações nas equipes formadas pelas pessoas capacitadas e no know-how dos capacitadores, perdendo-se parte da massa crítica previamente desenvolvida nas experiências anteriores.