Artigo Estudos de Caso

Programa Hortas Cariocas - Horta Manguinhos

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Hortas comunitárias urbanas

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

O Programa Hortas Cariocas conta com 32 hortas, sendo 15 em creches e escolas da rede municipal de ensino. O programa foi criado há oito anos pelo governo municipal do Rio de Janeiro com o objetivo de incentivar a prática da agricultura urbana e oferecer gêneros alimentícios de qualidade a custo acessível, sobretudo nas comunidades carentes. A horta Manguinhos foi criada num terreno baldio, antes frequentado por usuários de crack e depósito de lixo.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Investimento do poder público municipal.

Desafios

  • O espaço que era ocupado por um lixão, foi substituído pela criação de uma horta orgânica.

  • O cultivo de hortaliças orgânicas favorece uma alimentação balanceada.

Motivação

O Programa foi elaborado e instituído para proporcionar uma alimentação saudável, nutritiva a custo acessível para os moradores, além de complementar a merenda dos alunos da rede pública de creches e escolas da região.

Contexto

A horta comunitária Manguinhos se localiza na comunidade Vila Turismo, local que antes era conhecido como a maior cracolândia do Rio de Janeiro e era um ponto de descarte de lixo. Uma área com altos índices de miséria, desemprego, fome, violência, falta de infraestrutura e sem qualquer assistência política ou social. Além dos problemas ambientais como a poluição atmosférica, era comum na região conflitos entre traficantes de drogas, as Unidades de Polícia Pacificadora e grupos de extermínio, que geram medo e insegurança. Os moradores vivem em loteamentos com precárias condições de vida ou em invasões de terrenos públicos e privados que deram origem às favelas.