Artigo Estudos de Caso

Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castell®

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Logística reversa de embalagens pós-consumo

Brasil

São Paulo(SP)

A operação brasileira da empresa Faber Castell, criou um programa de reciclagem de instrumentos de escrita usados. Os resíduos de qualquer marca podem ser descartados corretamente e ainda podem gerar retorno financeiro aos participantes. A operacionalização deste programa é feito em parceria com a empresa TerraCycle que promove as soluções de resíduos de difícil reciclabilidade.

Custo para Implementação

Sem custos envolvidos

O consumidor recebe crédito de 2 pontos por cada instrumento descartado corretamente, que equivale a R$ 0,02.

Desafios

  • Com o incentivo ao descarte correto de materiais de escrita, projeto oferece recompensa para os participantes.

Motivação

A empresa Faber Castell, assim como outras empresas está muito preocupada com o descarte e destinação correta de seus resíduos e também está se posicionando de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12305/10) que ressalta que a responsabilidade das práticas de logística reversa é de todos os envolvidos na cadeia, como fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, cidadãos e todos os envolvidos nos serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na logística reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo. Os materiais são de difícil reciclabilidade em função dos materiais que os compõem, então foi necessário estimular o descarte coletivo e agrupado dos materiais usados.

Contexto

Num cenário global, a empresa Faber Castell de origem alemã, com mais de 200 anos, é líder mundial na produção de lápis de cor. A operação no Brasil tem um papel importantíssimo, pois representa mais de um terço do faturamento mundial, equivalente a quase 700 milhões de euros. Aqui no Brasil, um time muito pequeno entre engenheiros e designers está buscando constantemente formas inovadoras de ação para despertar novos negócios. Uma destas ideias foi a parceria com a TerraCycle para o descarte correto de resíduos que envolvesse logística reversa, economia circular e envolvimento da sociedade. Alguns números que mostram o engajamento da sociedade: o programa conta com 5.085 participantes cadastrados; possui quase 3.000 locais disponíveis para a entrega dos resíduos e já arrecadou R$ 46.871,44.