Artigo Estudos de Caso

Project Vector

Metodologia

Mobilidade

Transporte coletivo autônomo

Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)

Coventry()

Pensando no futuro da mobilidade urbana, a montadora inglesa Jaguar Land Rover lançou o Project Vector – um veículo autônomo e elétrico. O mesmo está sendo testado na cidade de Coventry, Inglaterra, e será usado como meio de transporte para os alunos da Universidade de Warwick. Com quatro metros de comprimento, um amplo interior e grandes janelas, o Project Vector tem como um dos princípios de seu design ser flexível, podendo funcionar tanto como um veículo privado, quanto como uma solução para mobilidade compartilhada, ou ainda, como transporte público. Isto acontece graças à mobilidade dos bancos e aos equipamentos como bateria e motores que ficam na base do carro. Sua velocidade máxima é de 30km/h.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Desafios

  • Sem o uso de motor a combustão contribui diretamente para a descarbonização do transporte.

  • Podem ser utilizados no transporte de massa, especialmente ligando dois pontos pré-determinados. São seguros, pontuais, eficientes e econômicos.

  • O transporte autônomo surge como uma solução segura para o transporte urbano, uma vez que elimina o fator de risco por erro humano.

Motivação

O Project Zero faz parte de um programa maior que a empresa Jaguar Land Rover chama de Destination Zero e visa buscar soluções alternativas para a mobilidade com as metas zero de emissão de carbono, zero acidente e zero congestionamento.

Contexto

O aquecimento global é um dos principais desafios a ser enfrentado pelo futuro da humanidade e tem sido monitorado pela Organização Meteorológica Mundial – OMM. No último boletim, de novembro de 2019, mais uma vez aparece um alerta para a grande emissão dos GEE que se concentram especialmente no dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido de nitrogênio (N2O). Boa parte dessas emissões se devem à queima de florestas e à pecuária, mas também grande parte à queima de combustíveis fósseis gerados pelas indústrias e automóveis. Neste contexto, há uma efetiva responsabilidade das grandes montadoras que estão à frente da produção dos automóveis. Quase todas as marcas mundiais de automóveis vêm desenvolvendo pesquisas para o futuro da mobilidade que, além da busca por motores que utilizem outras fontes de combustíveis, vêm focando em pesquisa e desenvolvimento de soluções voltadas aos veículos autônomos e elétricos. Seja para uso pessoal, compartilhado, para veículos de serviço, transporte público ou transporte de cargas, as pesquisas estão relacionadas a soluções inteligentes, sustentáveis e focadas nas cidades do futuro.