Artigo Estudos de Caso

Projeto Bônus Eficiente - Linha Fotovoltaica

Metodologia

Energia

Mecanismos de incentivo à geração solar fotovoltaica distribuída

Brasil

Santa Catarina(SC)

Resultados e Impactos

Foi realizada a instalação de 1000 sistemas, distribuídos da seguinte forma: - Grande Florianapolis/Florianópolis: 200 sistemas com irradiância de 4.45KWh/m2; - Norte: 200 sistemas com irradiância de 4.4 KWh/m2; - Oeste: 170 sistemas com irradiância de 5.0 KWh/m2; - Planalto Serrano: 50 sistemas com irradiância de 4.8 KWh/m2; - Sul: 100 sistemas com irradiância de 4.5 KWh/m2; - Vale do Itajaí: 280 sistemas com irradiância de 4.4 KWh/m2; Este programa prevê o monitoramento de todos os sistemas fotovoltaicos instalados por pelo menos um ano após a instalação. Ao encerrar a instalação, é iniciado o monitoramento total dos 1000 sistemas. A geração total estimada é de 6.800 MWh/ano.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Não há fatores de fracassos a serem registrados.

Fatores de Risco

A relação entre as distribuidoras brasileiras e a população em geral, salvo poucas exceções, é complexa. Iniciativas de parte das empresas tendem a ser vistas com desconfiança, o que pode reduzir o sucesso deste tipo de projetos. Em alguns estados os índices de adimplência são baixos, além disso, esses estados apresentam altos índices de perdas comerciais (gatos), o que diminui o número de potenciais beneficiados com este tipo de projeto. Um dos fatores de risco pode ser considerado o custo de instalação, que ainda é alto, mas tende a cair. Hoje em dia o custo de instalação para uma casa é de, no mínimo, R$ 10 mil, conforme a Associação Brasileira de Energia Solar (ABSolar). Sob o ponto de vista do consumidor individual, o cliente tem um tempo de retorno no máximo seis anos para um equipamento com vida útil de 25 anos.

Lições aprendidas

Este tipo de projeto requer uma sólida campanha de comunicação com o público alvo, neste caso, a população de Santa Catarina. É importante lembrar que este projeto precisa de investimento (mesmo que parcial) por parte do aderente, então, é importante que as condições comerciais sejam bem esclarecidas. É importante a escolha da empresa parceira, que fará o trabalho de campo, seja de comunicação, relacionamento comercial e de engenharia. Deve ser uma empresa com estrutura adequada e com uma equipe técnica capacitada. A partir dos incentivos concedidos para desenvolvimento da fonte solar, observa-se um avanço no desenvolvimento da geração solar fotovoltaica; os projetos de geração de energia solar fotovoltaica dividem-se em projetos de geração centralizada, com usinas de maior porte, e de geração descentralizada, a chamada geração distribuída, localizada em casas, edifícios comerciais e públicos, condomínios e áreas rurais. Apesar do grande número de incentivos para desenvolvimento da geração solar fotovoltaica e dos resultados obtidos nos últimos anos, ainda há muito que precisa ser feito para que a fonte solar se consolide na matriz energética nacional. O Brasil possui atualmente cerca de 77 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica. Portanto, apenas 0,01% das unidades consumidoras, ou uma a cada dez mil, possuem painéis fotovoltaicos instalados. Analisando os países com maior aproveitamento da fonte solar, como Alemanha, Japão, China e Estados Unidos, verifica-se que os investimentos se baseiam principalmente em fortes políticas públicas de incentivos, como benefícios fiscais e eficientes mecanismos regulatórios