Estudos
Projeto Cidades Sustentáveis na cidade de Camboriú/SC
Energia
Auditorias energéticas para instalações industriais e edificações públicas, comerciais e de serviços
Brasil
Santa Catarina(SC)
Como objeto de estudo para o projeto, foram realizadas ações práticas em uma escola de ensino fundamental na cidade de Camboriú, em Santa Catarina. Dentre as ações desenvolvidas, foi realizada uma auditoria energética e de consumo de água potável através de análise de consumo por uso final, visando a identificação de potencialidades para redução da demanda de energia e água na escola. Isso resultou em um relatório detalhado com as ações recomendadas para eficientização da escola, estimando os custos e a economia oriunda da redução do consumo de energia e água (INSTITUTO SELO SOCIAL, 2022).
Custo para Implementação
De cinco a cinquenta mil reais
Investimento de R$ 32.300,00 em recursos humanos (bolsas de extensão).
Desafios
-
A realização de auditorias energéticas em edificações resultam em ações que eficientizam processos, assim reduzido a demanda de energia em edificações.
Motivação
O projeto Cidades Sustentáveis, desenvolvido como projeto de extensão universitária pela Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade da Fundação Universidade do Vale do Itajaí (Univali), tem por objetivo aumentar a eficiência de edificações públicas municipais no que diz respeito ao consumo de energia elétrica e água potável. Nesse sentido, busca promover ações estruturantes orientadas para fatores decisivos a esses objetivos, quais sejam a melhoria no conforto térmico e luminoso, o aumento da eficiência energética de equipamentos, a redução do desperdício de água potável e a conscientização sobre sustentabilidade (UNIVALI, 2022).
Contexto
A cidade de Camboriú localiza-se no estado de Santa Catarina, na Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí. Com população estimada em 80 mil pessoas, a cidade apresenta cerca de um terço da população com baixa renda e apresentou uma taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade de 96,6%, uma das menores no estado. A maior parte dos empregos no município provém da administração pública e o setor de serviços representa a maior parte da atividade econômica (IBGE, 2022; CARAVELA, 2022).
Compartilhe: