Estudos
Projeto Quinta Monroy
Ambiente Construído
Modelos de desenhos técnicos de projetos arquitetônicos para habitação de interesse social
Chile
Tarapacá()
O escritório chileno de arquitetura ELEMENTAL, de Alejandro Aravena, disponibilizou, em 2016, os desenhos técnicos de quatro de seus projetos desenvolvidos para habitação social para uso público geral. A ideia dos quatro projetos é configurar moradias acessíveis em espaços de boa localização nas cidades (indo contra a tendência de localização periférica das habitações de interesse social), que tenham a capacidade de expansão sem prejudicar a qualidade do espaço (que as casas se expandam graças ao projeto original, e não "apesar dele") e que tenham espaços de socialização para os moradores. Todos esses conjuntos habitacionais foram pensados visando (e permitindo espacialmente) a ascensão econômica dos moradores, dando espaço, por exemplo, para máquina de lavar, banheira e carro na garagem. Todos consistem em conjuntos de habitações unifamiliares, pois a verticalização não permite crescimento das casas de acordo com as necessidades de cada família, projetados em processos participativos com as comunidades locais. O projeto Quinta Monroy foi o primeiro realizado entre os quatro divulgados. Implementado em 2003, o projeto foi escolhido como enfoque do estudo de caso, devido ao tempo de observação de resultados e material recolhido durante os últimos 16 anos.
Custo para Implementação
Informação não disponível
O projeto foi financiado pelo Ministério de Habitação do Chile, mais especificamente por meio do programa Chile Bairro. Os recursos oferecidos inicialmente foram de US$7.500,00 para cada família (ou seja, para cada casa), resultando em um edifício único de US$750.000,00 (pois se destinava a 100 famílias). As expansões realizadas nas casas deveriam ser financiadas pelos próprios moradores, futuramente.
Desafios
-
A divulgação de projetos para habitação de interesse social de boa qualidade estimula a produção de conjuntos residenciais acessíveis de boa qualidade arquitetônica em todos os lugares, impactando a acessibilidade à moradia adequada em várias cidades.
-
A tipologia utilizada nos quatro projetos divulgados busca maior aproveitamento do uso do solo, buscando uma configuração espacial mais compacta, aumentando a capacidade de abrigo de famílias.
Contexto
O projeto Quinta Monroy foi implementado na comuna de Iquique, no norte do Chile, caracterizada pelo clima desértico costeiro. A partir de 1973, um terreno de 0,5 hectares no centro de Iquique passou a ser ocupado por moradias irregulares - chegando, no início dos anos 2000, à quantidade de 100 famílias moradoras do local, que viviam à margem da regulamentação urbana e de serviços básicos de luz, água e esgoto. A comunidade local se organizava em um comitê de moradores denominado Nueva Esperanza, que buscava consolidar os direitos dos moradores e fazê-los serem reconhecidos como proprietários legítimos do local. As ações do comitê trouxeram diversos avanços para a comunidade, que culminaram na entrada do programa Chile Bairro, no envolvimento com o Ministério da Habitação e, enfim, a entrada do ELEMENTAL como responsável pelo projeto de regularização da área.
Compartilhe: