Artigo Estudos de Caso

Recicla Orla

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

O Programa Recicla Orla, iniciado em 2019 é uma parceria entre a empresa Polen e a Concessionária Orla Rio, projeto de acondicionamento, gestão e operação de resíduo sólido descartado corretamente em pontos na orla do Rio de Janeiro. O objetivo é modificar a forma de descarte e reaproveitamento do lixo na orla e seu entorno por meio de 309 quiosques que são Pontos para Entrega Voluntária (PEV). A gestão dos resíduos é feita por meio de tecnologia de rastreamento e monitoramento. Após 1 ano de atividades, foi incorporada à parceria a empresa Cogumelo, responsável pela transformação lixo coletado em mobiliário urbano a ser instalado na própria praia.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Informação não disponibilizada.

Desafios

  • Conscientização e redução da geração de resíduos na orla carioca.

  • Incentivo à reciclagem dos resíduos sólidos descartados corretamente.

  • Resíduos gerados na orla podem ter destinação final adequada não poluindo mares e areia.

  • Preservação de áreas poluídas da orla do Rio de Janeiro de resíduos sólidos.

Motivação

Engajar a população e transformá-la em protagonista do processo de melhoria da orla do Rio de Janeiro foi um dos desafios da Prefeitura. Com a parceria entre as instituições, os frequentadores da praia, dos quiosques e moradores do entorno tornam-se atores importantes e principais motivadores da solução. Evoca a conscientização e novas formas de incentivar as melhores práticas.

Contexto

De acordo com a Pesquisa Ciclosoft, realizada pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE, 2016), apenas cerca de 5% dos resíduos coletados no Rio de Janeiro são reciclados. A reciclagem é uma prática muito difundida, porém precisa ser incentivada constantemente. Neste contexto, o Projeto Recicla Orla com o propósito de engajamento e conscientização sobre o descarte correto para facilitar a reciclagem acaba tendo desdobramentos nas residências e outros estabelecimentos caracterizando-se como uma ação educativa. Na orla do Rio de Janeiro, com 34 quilômetros de praia, o projeto conta com PEVs instalados em 27 quiosques de 309 existentes, um processo gradativo de parcerias e ampliação.