Artigo Estudos de Caso

Reciclus

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos

Brasil

São Paulo(SP)

Reciclus é uma entidade sem fins lucrativos que organiza e desenvolve a coleta e o encaminhamento correto de lâmpadas fluorescentes que é seu principal objetivo desde a sua fundação por meio de um acordo setorial do segmento de lâmpadas. A coleta é feita por meio dos pontos de coleta, normalmente em lojas e redes de supermercados que comercializam lâmpadas em seus estabelecimentos e que estão distribuídos por vários estados brasileiros. O processo de coleta é feito por meio de Coletores Reciclus, o material é armazenado e posteriormente separado e dada a destinação correta.

Custo para Implementação

Sem custos envolvidos

Os espaços comerciais como supermecados não cobram pelo espaço acupado pelos Coletores Reciclus.

Desafios

  • Aumento da quantidade de resíduo reciclável que é destinada corretamente com um apelo educativo ao consumidor.

Motivação

Criada por empresas, fabricantes e importadores de lâmpadas e equipamentos de iluminação e também por stakeholders, com quase 100 empresas associadas, a Reciclus iniciou suas atividades em função da assinatura da Lei PNRS e de um Acordo Setorial para Implementação do Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista, que prevê a redução na geração de resíduos. O objetivo primordial foi melhorar a prática de hábitos de consumo sustentável e propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização de materiais do segmento de lâmpadas no Brasil, uma vez que as lâmpadas possuem componentes não-reutilizáveis, portanto é fundamental que haja armazenamento em local especial para posterior descarte correto.

Contexto

Neste contexto econômico e social de adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, é preponderante que as empresas identifiquem oportunidades de fazer e incentivar a reciclagem neste caso as lâmpadas, pós-uso do produto. Além disso, 95% das pessoas tem a percepção que a coleta seletiva é um serviço primordial, 79% afirmam conhecer um pouco sobre reciclagem, no entanto 47% alegam falta de tempo para praticá-la e ainda 33%, infelizmente, relatam a dificuldade de encontrar o serviço de coleta no bairro que ajudaria muito no dia-a-dia. (CEMPRE, 2019)