Artigo Estudos de Caso

Reconecta - Região Metropolitana de Campinas

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Corredores ecológicos e verdes

Brasil

São Paulo(SP)

Resultados e Impactos

● Estabelecer conexões entre fragmentos florestais das áreas prioritárias e estratégicas; ● Fortalecer o Sistema de Unidades de Conservação; ● Recuperar as Áreas de Preservação Permanente e fragmentos florestais; ● Proteger as nascentes; ● Combater atropelamentos de animais silvestres; ● Desenvolver pesquisas, monitoramento da flora e da fauna; ● Conservar áreas estratégicas nas bacias hidrográficas; ● Estimular a adoção de práticas de produção e consumo sustentáveis na agropecuária; ● Promover a conexão entre setores das cidades para a mobilidade da população de forma agradável e sustentável; ● Incentivar o uso de infraestrutura verde; ● Reduzir os impactos negativos da mudança climática: aumentar a capacidade de adaptação frente aos eventos climáticos e mitigar as emissões por meio da recuperação da vegetação nativa; ● Ampliar as áreas verdes de função social; ● Promover o bem estar da população.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

O plano está em andamento, ainda não foram identificados fatores de fracasso.

Fatores de Risco

Dificuldades políticas relacionadas às prioridades estabelecidas por cada um dos governos municipais; Falta de dispositivo normativo para transferência de recurso técnico e financeiro entre municípios.

Lições aprendidas

É fundamental ter uma abordagem com múltiplos atores para conduzir o processo de transformação para uma região metropolitana integrada visando se adaptar aos desafios contemporâneos. Planos metropolitanos devem ser desenvolvidos por meio da adaptação de metodologias já testadas em situações semelhantes que apresentaram resultados positivos. A compreensão das complexas questões sistêmicas relacionadas à biodiversidade e serviços ecossistêmicos dependem de levantamentos de dados socio-ecológicos em múltiplas escalas. Educação ambiental dos moradores e articulação entre os municípios que compõem a Região Metropolitana são essenciais para o desenvolvimento de planos fundamentados em soluções inovadoras baseadas na natureza, adaptadas aos contextos locais e regionais.