Artigo Estudos de Caso

Recuperação de CO2 de alta pureza em usinas sucroalcooleiras

Metodologia

Energia

Captura e utilização de carbono da produção de etanol na indústria de alimentos

Brasil

São Paulo(SP)

Fatores de Sucesso

Sociais

Os ganhos de produtividade da empresa com o novo negócio de venda do CO2 geram empregos para a população, seja na operação do maquinário dedicado à operação, seja no setor comercial para desenvolver novos negócios junto às empresas demandantes.

Ambientais

Uso industrial ao gás carbônico de alta pureza produzido nas destilarias, substituindo a eventual necessidade de geração de CO2 via combustão e purificação para as indústrias demandantes.

Econômicos

A venda do CO2 em grau alimentício permite ganhos adicionais à usina sucroalcooleira. De acordo com o fornecedor da tecnologia, as vendas adicionais de CO2 podem compensar o investimento no sistema de recuperação já na primeira safra.

Fatores de Fracasso Interno

A maior fraqueza do sistema está associada à sazonalidade da produção do etanol, que ocorre apenas no período da safra da cana-de-açúcar. Isso prejudica o desempenho econômico do sistema instalado, que deve passar parte substantiva do ano ocioso.

Fatores de Fracasso Externo

O fornecimento inconstante de CO2 ao longo do ano também impede que a usina realize contratos de fornecimento firme do gás para as indústrias demandantes.