Artigo Estudos de Caso

Recuperação do córrego CheongGyeCheon, Seul - Coreia do Sul

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Renaturalização de rios urbanos

Coréia do Sul

Seul()

Metodologia

A etapas essenciais para o desenvolvimento do projeto foram: • Negociação direto do prefeito da cidade com os comerciantes locais, com oficinas e reuniões participativas. • Formação do "Comitê de Cidadãos para a Restauração do CheongGyeCheon" que acompanhou o desenvolvimento do projeto e das obras. • Concurso para os projetos dos três trechos. • Projeto detalhado antes do início das obras com a participação de equipes transdisciplinares com técnicos, projetistas e cientistas das áreas social, ecologia e tecnologia. • Construção feita por empreiteiras coreanas com prazo rígido para entrega, 27 meses de obra, dos quais dez foram necessários somente para o desmonte cuidadoso das vias e das galerias subterrâneas. • O material do desmonte foi aproveitado na execução do projeto, reduzindo o descarte de demolição. • O projeto de restauração do CheongGyeCheon é contínuo e circular, o manejo e monitoramento do desempenho ecológico e de usos é adaptativo desde o princípio, com metas a estabelecidas ao longo do processo.

Implementação

Atores

Cidade de Seul

Governamental (de cima para baixo)

Governança

O projeto foi desenvolvido pelo governo local da cidade de Seul.

Público-alvo

Público em geral e turistas.

Elementos de Replicabilidade

Vontade política.

Criação de políticas que orientem o desenvolvimento com soluções baseadas na natureza que oferecem inúmeros benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Competência técnica para desenvolver e implantar o projeto que envolve diversos campos do conhecimento.

Conhecimento científico para embasar as decisões de projeto.

Visão de futuro sustentável que invista na transformação da cidade, ao invés de manter os mesmos padrões de urbanização do século XX.