Artigo Estudos de Caso

Recuperação ecológica e social de bacia hidrográfica urbana por meio de parques multifuncionais

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Sistema multifuncional de recuperação de bacia hidrográfica

Brasil

Paraná(PR)

Metodologia

A visão sistêmica da bacia hidrográfica urbana, com os devidos levantamentos socioecológicos para poder endereçar adequadamente os desafios de cada área é fundamental para o sucesso e continuidade do programa. A articulação de diversos departamentos da Cidade para o planejamento, projeto e manutenção dos parques ao longo do rio Barigui é essencial no processo de viabilização do programa Viva Barigui: Secretaria do Meio Ambiente - projeto integrando áreas verdes, biodiversidade e atividades humanas; COHAB (Habitação); SMOP (Mobilidade, pavimentação, drenagem, pontes e iluminação); IPPUC (Planejamento, desenho geométrico para as ciclovias que conectam a cidade de norte a sul; SETRAN (tráfego, sinais de trânsito, cruzamentos de pedestres). Pontos importantes para o desenvolvimento dos parques: • Todos os parques foram receberam nomes da língua indígena nativa, exceto Mané Garrincha, de modo a manter a memória anterior à ocupação portuguesa. • Em diversos locais existem Jardins do Mel com 5 espécies de abelhas nativas para manutenção da biodiversidade autóctone, polinização de espécies nativas e educação ambiental. • Todos os eucaliptos que foram suprimidos forneceram madeira para os equipamentos do próprio parque. • Há uma cooperação para o manejo dos parques entre a Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Esportes, lazer e juventude.

Implementação

Atores

Prefeitura Municipal de Curitiba

Governamental (de cima para baixo)

Governança

Prefeitura de Curitiba - diversos departamentos e participação de ONGs e entidades da sociedade civil organizada

Público-alvo

População em geral

Elementos de Replicabilidade

• O caso de Curitiba é muito inspirador para outras cidades em vários aspectos. Cidades que tenham visão de oferecer melhor qualidade de vida, tornar-se mais sustentáveis e resilientes podem se beneficiar de políticas que tomam bacias hidrográficas urbanas como unidades de planejamento.

• A criação de parques urbanos demonstra os múltiplos benefícios que são oferecidos para seus moradores, como também para atrair empresas que buscam cidades atraentes para seus colaboradores.

• As soluções baseadas na natureza aplicadas ao longo da bacia do rio Barigui e nos parques de Curitiba podem ser transferidas para outras cidades, desde que o contexto local seja considerado e conhecido por estudos aprofundados das questões ecológicas e sociais.

Continuidade política. Visão de futuro sustentável para introduzir grandes parques urbanos, parques ao longo do rio e retirando moradores de áreas de risco ao longo da bacia hidrográfica para dar resiliência ao sistema. Conhecimento técnico-científico para aplicação de estratégias de longo prazo com ações de curto e médio prazos para melhoria da qualidade da bacia hidrográfica urbana. Rio urbano que estava ainda correndo em seu leito natural, sem canalizações ou retificações facilita muito a requalificação da bacia por meio da introdução de parques e melhorando sua faixa marginal de proteção.