Artigo Estudos de Caso

Remoção de Fósforo por Coagulação Química - Wisconsin - Estados Unidos

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Remoção de fósforo e nitrogênio em efluentes

Estados Unidos

Wisconsin(SP)

A remoção de fósforo do esgoto pode ser realizada basicamente por duas formas: química ou biológica. Porém, muitas das técnicas ainda utilizadas não são capazes de obter uma remoção eficiente de fósforo, de tal forma que o esgoto tratado atenda à outorga de lançamento e/ou às exigências de qualidade do corpo receptor. Além de não atender aos padrões de lançamento, existe o custo envolvido na remoção de fósforo, bem como o próprio resíduo gerado pelo processo de tratamento. O maior desafio na utilização da precipitação química para remoção de fósforo em esgoto é o estabelecimento da dosagem do coagulante e sua otimização. Este estudo de caso traz resultados de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Recursos Naturais de Wisconsin sobre utilização da coagulação química para remoção de fósforo, aplicando coagulante baseado em minerais de terra raras comercializados como RE100.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Demonstração comercial da Neomaterials antes da aquisição do sistema. Ficou evidenciado que o custo da City of Hartford Water Pollution Control Facility seria a compra do coagulante.

Desafios

  • Remoção de fósforo do esgoto evitando processo de eutrofização dos mananciais superficiais.

Contexto

Esgoto doméstico (Municipal) contém de 5 a 20 mg/L de fósforo total, dos quais 1 a 5 mg/L é orgânico e o restante inorgânico. Esse fósforo orgânico lançado no corpo receptor é uma fonte de alimento para proliferação de algas e macrófitas, tornando-se um grande problema principalmente em ambientes lênticos, como é o caso de lagos, represas e barragens. A proliferação de algas pode gerar processos de eutrofização. Existe ainda a contribuição de fósforo no esgoto, que pode variar de 0,65 a 4,80 g/habitante/dia, sendo a média de 2,18 gramas/habitante/dia. A remoção do fósforo por coagulação se dá através da transformação do fosfato (fósforo orgânico) em Sólidos Totais em Suspensão, e, consequentemente, a remoção deste sólido. A legislação encontra-se cada vez mais restritiva para o atendimento dos padrões de lançamento de fósforo; para tanto, hoje em dia existe uma busca constante para otimização dos processos e pesquisa de novos materiais para serem utilizados como coagulantes.