Artigo Estudos de Caso

Renaturalização do Córrego Thornton: de estacionamento a parque ecológico beira-rio - Seattle (EUA)

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Renaturalização de rios urbanos

Estados Unidos

Washington()

Metodologia

O projeto de empreendimento imobiliário na área do estacionamento pertencente ao shopping center levou foi permeado por um conflito de interesses com moradores que desejavam área verde em sua vizinhança. Depois de negociações, os políticos locais conseguiram conciliar os dois interesses, com um projeto que hoje é referência em transformação de paisagem urbana. Foi contratado um escritório de paisagismo local, especialista em projetos que incorporem soluções baseadas na natureza para águas urbanas. O projeto foi desenvolvido para trazer a água para a paisagem, a biodiversidade, oferecer múltiplos benefícios e valorizar o empreendimento.

Implementação

Atores

Northgate Stakeholder Group

Multi-Stakeholders

Governança

Northgate Stakeholder Group: Moradores, ativistas, empresários e a cidade de Seattle

Público-alvo

Público em geral.

Elementos de Replicabilidade

O potencial de adaptação e replicabilidade desse projeto é muito grande, uma vez que o mercado imobiliário pode se beneficiar muito da mudança de paradigma trazido pelas soluções baseadas na natureza, como a renaturalização de rios e parques ao longo deles.

É preciso conhecimento técnico, artístico e científico para desenhar projetos arrojados e inovadores como o do córrego Thornton.

Muitas vezes é importante que o poder público tenha a visão para conciliar interesses que aparentemente são opostos, de modo a que projetos inovadores venham a ser desenvolvidos.