Artigo Estudos de Caso

Reserva Ecológica Costanera Sur

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Parques urbanos e periurbanos

Argentina

Buenos Aires()

Metodologia

Para a viabilização da solução foram necessárias as seguintes etapas: • Aterro da área de beira rio. • Abandono da área. • Restabelecimento e colonização por espécies nativas, que atraíram a fauna e avifauna. • Movimentação da sociedade civil para a proteção da área. • Criação da Unidade de Conservação • Manejo e monitoramento feito pela municipalidade. • Apropriação da população do grande parque fluvial, que até 1950 foi a área de lazer e recreação da cidade.

Implementação

Atores

Comunidade

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Governo

Governamental (de cima para baixo)

Governança

Atuação dos moradores e academia fizeram o poder público proteger a área. Atualmente a área é gerida pela cidade

Público-alvo

Público em geral

Elementos de Replicabilidade

Consciência da importância de que áreas de proteção da biodiversidade e de ecossistemas em áreas urbanas melhoram a qualidade de vida da população.

Articulação de diversos agentes para a criação da Unidade de Conservação.

Conhecimento científico sobre as espécies de fauna e flora que se desenvolveram no local que geraram o movimento pela sua conservação.

A mobilização popular com apoio da academia pode alterar planos de mais urbanização para que a cidade tenha mais espaços verdes de qualidade. A natureza regenera sua biodiversidade em espaços que ficam abandonados por muitos anos, esses espaços se tornam em potenciais áreas para implantar áreas verdes multifuncionais que dão sustentabilidade e resiliência à cidade. A criação de parque urbano multifuncional pode ser um fator essencial para a transformação urbana, especialmente no contexto atual de mudanças climáticas com aumento do risco de desastres associados às águas, calor e saúde.