Estudos
Restauração Ecológica do Córrego Meadow, Charlottesville, Virginia - EUA
Soluções Baseadas na Natureza (NBS)
Renaturalização de rios urbanos
Estados Unidos
Virginia()
Metodologia
O projeto de renaturalização foi desenvolvido em cooperação entre o Departamento de Obras da cidade de Charlosttesville e a ONG internacional The Nature Conservancy, que tem expertise em recuperação de ambientes degradados. A TNC conta com especialistas em diversas áreas que possibilitaram o sucesso do empreendimento de projetar um novo desenho naturalizado para o curso do córrego (esse processo é conhecido em inglês como “natural channel design”), devolvendo meandros para reduzir a velocidade das águas, evitando erosão e sedimentação, reconectando com as áreas baixas que naturalmente acomodam o excedente do escoamento em suas áreas alagadas e alagáveis. O antigo canal que era instável foi modificado para criar os meandros e reduzir a altura das margens. Novas estruturas que mimetizam a natureza foram feitas em pedras e troncos de modo a prevenir erosão e estabilizar as margens. Lagos e depressões no terreno para criar habitats para espécies aquáticas e contribuir na dissipação das águas das chuvas. A planície alagável (wetland), que é um componente essencial do sistema hídrico, foi melhorada. Mais de 150.000 árvores e arbustos foram plantados, juntamente com mais de 50.000 plantas herbáceas para regenerar a floresta nativa e dar estabilidade para o córrego. Espécies exóticas invasoras foram suprimidas para melhorar o corredor ripário, tornando o ambiente mais saudável. A estética também foi considerada no projeto de plantio, de trilhas e nas novas visadas que foram criadas. Houve participação dos moradores durante todo o processo além de participarem na manutenção do projeto através de mutirões para limpeza da área (Cho; Graham, 2014).
Implementação
Atores
Governo da Cidade de Charlottesville
Governamental (de cima para baixo)
The Nature Conservancy
Outro
Governança
Governo da Cidade de Charlottesville e The Nature Conservancy, com participação de moradores.
Público-alvo
Moradores do bairro e público em geral.
Elementos de Replicabilidade
Vontade política e visão de sustentabilidade ecológica, social e econômica no longo prazo.
Contar com a colaboração de equipe interdisciplinar capacitada a desenvolver o projeto que envolve áreas ecológicas e sociais.
Engajar a população e moradores locais por meio de atividades durante o desenvolvimento do projeto e na sua manutenção, como por exemplo em mutirões de limpeza.
Oferecer ferramentas digitais (website) para acompanhamento do andamento do projeto por parte dos moradores, com transparência das ações.
Compartilhe: