Artigo Estudos de Caso

Restauração Ecológica do Córrego Meadow, Charlottesville, Virginia - EUA

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Renaturalização de rios urbanos

Estados Unidos

Virginia()

Resultados e Impactos

O projeto trouxe resultados positivos nas áreas ambiental, social e econômica, de acordo com Cho e Graham (2014): • Reduz a carga total de sedimento devido à erosão das margens, estimada em 1.790 toneladas por ano. • Foi estimada diminuição na quantidade de Fósforo (227 Kg/ano) e Nitrogênio (250 Kg/ano). • Houve melhora expressiva na integridade ecológica da mata ciliar. • 85% dos moradores das áreas vizinhas consideraram que houve uma mudança para melhor do córrego e da área de parque. • Houve um aumento de visitas às trilhas e áreas verdes por grande parte dos moradores. • O projeto ofereceu mais 160.000 m² de área verde protegida pelo novo parque Greenbrier próximo a 223 unidades de residências de moradores de baixa renda. • O projeto inicial possibilitou novos investimentos em uma trilha e pontes multiuso para conectar áreas urbanizadas no valor de 300.000 dólares.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Até a estabilização das margens e crescimento da vegetação, aconteceram erosão e arrasto de vegetação recém-plantada durante chuvas intensas, o que demandou monitoramento e replantio até que as plantas estivessem mais desenvolvidas.

Fatores de Risco

Não foram encontrados.

Lições aprendidas

A renaturalização traz benefícios em várias escalas, desde a vizinhança imediata que ganhou um parque beira-rio até a bacia hidrográfica que teve melhoria na qualidade das águas. É preciso cooperação entre o governo local e corpo técnico para desenvolver o projeto. A existência de fundos para manutenção das águas é essencial para possibilitar a realização de projetos de recuperação de rios e áreas contíguas que mantêm os processos e fluxos naturais.