Estudos
Reúso de águas da chuva por utilização de cacimbas
Saneamento Ambiental - ÁGUA
Sistemas de reaproveitamento de águas pluviais
Brasil
São Paulo(SP)
Metodologia
A pesquisa realizada por Caetano e Oliveira (2016) contou com análise qualitativa e quantitativa. A metodologia consistiu em: 1. Revisão de literatura acerca da temática de reuso de águas pluviais; 2. Realização de entrevistas e aplicação de questionários nas instituições particulares (Colégio Marista, Lava Jato Mizuno, Obreiros do Bem, Estação Luz) para coleta de dados a respeito de viabilidade de implementação dos sistemas de captação e reaproveitamento de águas pluviais, materiais utilizados, custo e impacto positivo na conscientização de alunos e funcionários; 3. Realização de entrevistas nas instituições públicas (EMEF Prof Paulo Freire, EMEFEM Dom Luis do Amaral Mousinho, EE Jardim Doutor Paulo Gomes Romeo, EE Doutor Guimarães Junior), incluindo gestor principal, dois professores e dois alunos de cada escola, além de serem realizadas reuniões com os Diretores para explicação detalhada sobre o funcionamento pedagógico e organizacional das instituições; 4. Análise dos dados coletados; 5. Envio de relatório de pesquisa com propostas de ações para melhoria da educação ambiental e dos sistemas de captação e reuso de água de chuva adaptado às necessidades e condições de cada escola.
Implementação
Atores
ONG
Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)
Escolas públicas e privadas/Associação comunitária (forma de disseminar informação)
Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)
Empresas privadas que por exigência de licença ambiental possuem recursos de compensação ambiental
Institucional/Privada
Governança
Iniciativa realizada a partir de um ONGs que trabalhem com educação ambientais (que recebem recursos oriundos de compensação ambiental), capaz de motivar a comunidade e despertar para problemática em relação a "água", e a necessidade de implantação de sistemas de reuso de água da chuva. O trabalho de comunicação e educação ambiental, abordando soluções de reuso, mostrou-se uma podera ferramenta de governança..
Público-alvo
Alunos de escola, comunidade academica, associação de moradores.
Elementos de Replicabilidade
Realização de palestras/seminários/workshops em escolas, associação comunitária, condomínios, mostrando a importância e os ganhos sócio ambientais da reutilização da água de chuva. Feita a sensibilização, buscar uma das diversas fontes de financiamento para projetos como reuso de água da chuva.
Compartilhe: