Artigo Estudos de Caso

Revitalização dos Lagos do Parque Alexandra com Ilhas Filtrantes para Despoluição de Praia

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Ilhas filtrantes flutuantes artificiais

Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)

East-Essex()

O estudo de caso tem como base a renaturalização dos corpos d’água (córrego e lagos), contaminados por esgoto e outros poluentes, que chegavam à praia de Pelham localizada na cidade de Hastings, East-Sussex na Inglaterra. O Conselho de Hastings trabalhou em parceria com a Agência Ambiental e a empresa Southern Water para conceber um plano e melhorar os padrões de qualidade das águas em todo parque Alexandra, que desaguam na praia de Pelham. Para tanto, os lagos do parque Alexandra foram aprimorados com a introdução de ‘ilhas filtrantes’. Dentro do parque o córrego era retificado e canalizado e desconectado dos lagos. Com o novo projeto baseado em soluções baseadas na natureza, as águas do córrego foram conduzidas para dentro dos lagos que se sucedem. Dessa forma, a introdução de biodiversidade passou a filtrar e retornar águas limpas, tanto por conta das ‘ilhas filtrantes’, como das margens que foram transformadas de contenção com muro concreto em margens vivas. Os trabalhos começaram em 2014. Nos anos seguintes 2015-16 foram instaladas as ‘ilhas flutuantes’, denso plantio nas áreas das margens dos corpos d’água, alargamento e novos perfis nas seções dos canais entre os lagos. Um ano depois foi feita análise da qualidade das águas, havendo melhoria considerável nos contaminantes medidos: e-coli, nitratos, fosfatos e níveis de oxigênio dissolvido. Foi desenvolvido um plano de manejo para os cursos d’água de 2016 a 2016 de modo a monitorar, manejar e manter o projeto. Foram introduzidos 74 módulos flutuantes formando as ‘ilhas flutuantes’, 100 colunas dinâmicas de sustentação, um filtro ativo na margem, renaturalização e abertura de duas partes do córrego, cinco novas áreas com vegetação em alagados construído para estabilizar as margens dos lagos.

Custo para Implementação

Informação não disponível

A verba para a preparação dos planos de manejo e conservação foram de fundos da Loteria do Patrimônio no valor de 3.4 milhões de libras para o projeto mais amplo das duas bacias hidrográficas da região

Desafios

  • Ilhas flutuantes filtram as águas, descontaminando e aproveitando os nutrientes que se encontram em excesso nas águas.

  • Contribuem para limpar águas poluídas por esgotamento sanitário.

  • Contribuem para a manutenção da qualidade das águas pela introdução de mais áreas de bio e fito-remediação em superfícies hídricas.

  • Ilhas flutuantes contribuem para melhorar significativamente a biodiversidade que oferece serviços ecossistêmicos.

  • O desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis são fontes geradoras de emprego e dão mais e melhor competitividade em um mercado globalizado para empresas que desenvolvam soluções baseadas na natureza para diferentes contextos ecológicos e sociais.

Contexto

O parque Alexandra está situado em East-Sussex, Inglaterra. Foi projetado por Robert Marnock em 1878-80. Está localizado no centro de Hastings, com área 44 hectares e com aproximadamente 4 quilômetros de extensão. O projeto de renaturalização e tratamento das águas teve início por conta da contaminação por esgoto das águas da praia de Pelham.