Artigo Estudos de Caso

Riba Share: compartilhamento de scooters no Brasil

Metodologia

Mobilidade

Micromobilidade urbana por motos ou scooters elétricas

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

O serviço de locação de scooters elétricas é operacionalizado pela empresa Riba que atua por meio do aplicativo gratuito Riba Share. A operação acontece apenas em alguns bairros de São Paulo: Pinheiros, Jardins, Jardim Europa, Ibirapuera, Moema, Vila Nova Conceição, Itaim Bibi, Vila Olímpia, região da Berrini, Chácara Santo Antônio e no perímetro do Morumbi Shopping. O aplicativo foi desenvolvido em parceria com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) de Portugal. Para utilizar o serviço é preciso ser maior de idade, ter Carteira Nacional de Habilitação A, ter um cartão de crédito e cadastro no aplicativo. O próprio aplicativo indica, em tempo real, onde as scooters podem ser encontradas. Elas ficam estacionadas em vagas para motocicleta ou ao ar livre em diversos pontos nos bairros já citados. Junto com a scooter também está o capacete que fica no bagageiro e é liberado pelo App. Com carga total as scooters podem andar até 90 quilômetros. Se a carga estiver abaixo de 20% não é possível retirar a scooter para uso. A empresa está se estruturando para ampliar a prestação de serviços para outros bairros e outras cidades como: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Florianópolis e Brasília.

Implementação

Atores

Empresa Riba

Institucional/Privada

Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) de Portugal.

Institucional/Privada

Governança

O serviço é operacionalizado pela empresa de compartilhamento Riba e o aplicativo foi desenvolvido em conjunto com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) de Portugal.

Público-alvo

O serviço está focado nas pessoas que buscam uma alternativa sustentável e econômica para se deslocar no dia a dia e nos centros urbanos.