Artigo Estudos de Caso

Ruas Verdes de Portland, Oregon, Estados Unidos

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Ruas verdes

Estados Unidos

Oregon()

Metodologia

O Programa de ‘Ruas Verdes’ de Portland começou em 2003 com dois projetos-piloto, com a fase 1 que enfocou em identificar as oportunidades e desafios para implantar, recomendar soluções para questões-chave, e conscientizar os moradores de sua importância. Os projetos-piloto foram avaliados para medir seu desempenho, alterações foram feitas para que a a funcionalidade dos projetos fosse melhorada antes da implantação mais ampla. A fase 2 começou em 2005, quando teve início do programa em toda a cidade. Nesse momento a Câmara dos Vereadores da cidade formalizou o licenciamento e integração das ‘Ruas Verdes’ nos planos da cidade, com o estabelecimento de um fundo para construir os componentes para o manejo de águas nas ruas.O Departamento do Meio Ambiente de Portland (Portland’s Bureau of Environmental Services (BES)) oferece para os moradores proteção da qualidade das águas, planejamento e serviços educacionais. Possui cinco grupos de trabalho: Serviços para as Bacias Hidrográficas, de Engenharia, de Águas Residuais, e de Negócios. Esses grupos monitoram e testam o desempenho dos projetos-piloto para o manejo de águas pluviais e dão assistência técnica para os empreendedores e para os projetistas (arquitetos, paisagistas, urbanistas) que irão incorporar componentes de manejo de águas em seus projetos. Vale destacar que neste projeto atuam em parceria com os proprietários (comércio, indústria e instituições públicas), departamentos públicos locais e do governo federal para o projeto, implantação e levantamento de fundos. Além de também prover políticas e documentação necessária para a execução dos projetos, divulgação e educação do público. Ações para desenvolvimento, implantação e manutenção de ‘Ruas Verdes’ podem ser sintetizadas da seguinte maneira: • Mapeamento das áreas de inundação e alagamentos para alocar os canteiros pluviais nas ruas adequadas. • Pesquisa e modelagem da largura, comprimento e profundidade de solo feita pelos técnicos da prefeitura. • Canteiros projetados próximos às bocas de lobo de modo que o excedente das águas possa ser conduzido pela própria topografia. • Consideraram a largura dos canteiros pluviais, sua capacidade de captação e infiltração, a idade das árvores das ruas, e as áreas de estacionamento aonde foram impactadas pela construção de áreas de infiltração – vagas de estacionamento foram suprimidas para dar lugar a canteiros de chuva. • A cidade é responsável pela manutenção dos canteiros pluviais, feita sazonalmente. • A manutenção remove sedimentos, folhas e lixo que impedem o fluxo das águas.

Implementação

Atores

Cidade de Portland

Governamental (de cima para baixo)

Departamento do Meio Ambiente de Portland (Portland’s Bureau of Environmental Services (BES))

Governamental (de cima para baixo)

Governança

As decisões foram tomadas pelo governo, juntamente com a Câmara de Vereadores. Houve processo participativo em projetos de ruas verdes para que os moradores fossem educados e conscientizados da importância da adoção dessa política de tornar as ruas mais verdes, ênfase no transporte limpo e ativo, com também para contribuir na manutenção ao longo do tempo.

Público-alvo

Público em geral.

Elementos de Replicabilidade

Vontade política para que ‘Ruas Verdes’ se tornem comuns em todas as cidades, porque efetivamente trazem múltiplos benefícios, inclusive desenvolvimento econômico sustentável.

Conhecimento técnico-científico para embasar os projetos-piloto, seu monitoramento e multiplicação.

Capacitação de pessoas para trabalhar nos projetos e em sua manutenção.

Conscientização e educação do público para que haja apoio e efetiva participação nos projetos locais.